Jornal Estado de Minas

CONDIÇÕES INSALUBRES

Inspeção fecha abatedouro ilegal de frangos na Região Oeste de BH

Um abatedouro ilegal de aves foi fechado nesta quarta-feira (11) no Bairro Vista Alegre, Zona Oeste de BH, em uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). No total, cerca de 2500 aves foram apreendidas e sacrificadas.





A ação ocorreu após a denúncia de um vizinho. O local funcionava como uma espécie de mercearia e as aves ficavam amontoadas em uma lateral do imóvel. O cliente ia até lá, solicitava qual frango queria e o animal era abatido na hora, nos fundos do estabelecimento.

"Era um local cheio de irregularidades: falta de higiene, de espaço. Tinham até frangos em situação de canibalismo", relata o Coordenador do Grupamento de Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de BH, subinspetor Gilberto Rodrigues.
 
Frangos em condições insalubres (foto: Divulgação/Guarda Municipal)
 
 
O local tinha alvará apenas para funcionamento de comércio, não de abatedouro. Além disso, fica localizado em uma região residencial, colocando vizinhos e outros animais em risco de doenças. 

O IMA aplicou uma multa no estabelecimento. Apesar da confusão, a abordagem com os proprietários foi tranquila. Eles acataram as ordens, entregaram os frangos e descartaram algumas outras carnes de animais que já haviam sido abatidos.

Os animais foram levados pelo IMA para serem sacrificados em Pará de Minas, na Região Centro-Oeste do estado.
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.  




audima