(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRANSMISSÃO

Feriado de Finados pode ser momento delicado para a COVID-19, alerta especialista

Higienizar corretamente máscaras, alimentos e embalagens são algumas das medidas para evitar o aumento do número de infectados


30/10/2020 16:54 - atualizado 30/10/2020 21:02

Visita aos cemitérios durante o dia de Finados pode aumentar o risco de contágio da COVID-19(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Visita aos cemitérios durante o dia de Finados pode aumentar o risco de contágio da COVID-19 (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O feriado da próxima segunda-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, pode ser um momento delicado para o controle da COVID-19. Com os cemitérios de Belo Horizonte autorizados a reabrir, sem necessidade de agendamento de horário, e a permissão de funcionamento normal do comércio na capital, a circulação de pessoas pode aumentar a contaminação e gerar surtos de infectados.

Quem faz o alerta é o Conselho Federal de Química (CFQ), que lembra a importância de se manter os cuidados e redobrar a atenção, uma vez que a pandemia não acabou e a possibilidade de uma segunda onda está cada vez mais presente, haja vista a situação de alguns países da Europa
    
 
“É importante lembrar que a pandemia não acabou. O coronavírus continua nas nossas vidas e enquanto não existir uma vacina definitiva, temos que continuar adotando todas as regras estabelecidas para a proteção da coletividade: o uso de máscaras, a limpeza e higienização das mãos, o uso do álcool em gel e todas as medidas de distanciamento social que são fundamentais para manter os índices de contaminação baixos e que possamos passar por esta pandemia, com menor número de vítimas e de contaminados”, diz Rodrigo Moura, conselheiro federal de química. 

Medidas de prevenção

“A higienização de máscaras, alimentos e embalagens devem seguir corretamente o processo de diluição da água sanitária. O Conselho Federal de Química expediu uma cartilha explicativa, para essas diversas modalidades de higienização. Então, é importante que as pessoas sigam esse procedimento da cartilha explicativa que vai dar toda a parte técnica de diluição, de uma forma bem simplificada para que todos tenham a possibilidade de, dentro das concentrações corretas, fazer a higienização de máscaras, alimentos e embalagens”, explica Moura. A cartilha pode ser consultada em aqui.

 

De acordo com ele, outro ponto importante é a desinfecção das mãos. O uso de água e sabão é eficiente para a desinfecção e prevenção de contaminação pelo coronavírus. “É importante lembrar que podemos utilizar também o álcool em gel, na concentração de 70%. Na compra deste tipo de produto no mercado, o consumidor deve se atentar a qualidade do produto, se ele é translúcido, se apresenta todas as informações técnicas no seu rótulo, se possui responsável técnico da área química. Para garantir a eficácia do mesmo, na sua utilização”.  

Protocolo de segurança


Serão permitidas visitas aos cemitérios municipais, que poderão ocorrer de forma livre, sem necessidade de agendamento, no período das 8h às 17h.

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica recomenda que as pessoas façam homenagens breves e permaneçam no local o menor tempo possível, evitando assim uma maior exposição e também a formação de aglomerações.

A prefeitura recomenda que as famílias que desejarem, levem consigo suas próprias flores – somente são permitidas as naturais (não haverá venda no local), além de água para consumo próprio (bebedouros poderão ser usados para reabastecer garrafas).

É obrigatório o uso de máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a permanência no cemitério e recomenda-se a manutenção de todas as medidas preventivas já praticadas e conhecidas pela população, como o distanciamento físico das demais pessoas em no mínimo 2 metros. Nas portarias será disponibilizado álcool em gel 70%.
 
*Estagiária sob supervisão da editora Liliane Corrêa

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)