(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vacinação obrigatória

Lei obriga atualização de vacinas para matrícula escolar em Poços de Caldas

Caso falte alguma vacina no cartão, os pais terão 15 dias para fazer a atualização; o descumprimento deverá ser notificado ao Conselho Tutelar


27/10/2020 16:46 - atualizado 27/10/2020 17:11

A lei vale para escolas públicas e particulares da maior cidade do Sul de Minas
A lei vale para escolas públicas e particulares da maior cidade do Sul de Minas (foto: Divulgação prefeitura)

A Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, sancionou uma lei que torna obrigatória a atualização do cartão de vacinas para que estudantes possam se matricular em escolas públicas e particulares no município em 2021.

 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, o objetivo é garantir a proteção contra todas as doenças e dar mais saúde às crianças do município. “Essa lei preserva e garante o cuidado com os nossos estudantes e é uma forma de incentivar a procura pelas vacinas”, afirma a secretária.

 

Os responsáveis pelas crianças em idade de receber vacinas precisam apresentar o cartão nas escolas para comprovar que as doses recomendadas estão em dia. As instituições de ensino devem anexar uma cópia aos documentos dos estudantes.

 

Caso falte alguma vacina, o responsável poderá fazer a matrícula, mas terá até 15 dias para atualizar a caderneta. Após esse prazo, se não houver o cumprimento da determinação, o Conselho Tutelar será acionado.

 

Em seguida, os pais ou responsáveis serão advertidos para que providenciem a aplicação das vacinas em 10 dias. Depois disso, se o aluno não for imunizado, a situação deverá ser comunicada à justiça.

 

A Lei Municipal 9.404 foi publicada no Diário Oficial do município nessa segunda-feira (26) e partiu do projeto de lei da vereadora Lígia Podestá (DEM). O conteúdo teve como base o inciso 1º do artigo 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente que determina a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades de saúde.

 

Atualmente, Poços de Caldas tem na rede municipal 77 escolas e cerca de 18 mil alunos. (Helena Lima/Especial para o EM)

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)