Jornal Estado de Minas

AVE FANTASMA

Bombeiros resgatam pássaro raro ferido em parque de Uberaba

Equipe do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) resgatou do Parque de Exposições Fernando Costa um pássaro raro, mais conhecido como urutau ou ‘ave fantasma’. O animal estava caído no chão e com suspeitas de fraturas nas patas.




 
De acordo com o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos, o pássaro é considerado raro. “Ele pertence ao gênero Nyctibius griséus, da família Nyctibiidae. O animal tem hábitos furtivos (ocultos) e é bastante arisco”, contou.

Antes da chegada dos bombeiros, ainda segundo Passos, algumas pessoas tentaram capturar a ave, sem sucesso. “O animal, que estava com ambas as patas aparentemente fraturadas, foi cuidadosamente contido pelos bombeiros, colocado em gaiola e levado para o hospital veterinário de Uberaba”, informou.
 
Além de hábitos noturnos, o ‘pássaro fantasma’ costuma ficar parado por horas em cima de alguma estaca ou cerca de madeira. “Ele fica com o pescoço esticado para cima. Parece um pedaço de pau”, finalizou Passos.




 

Camuflagem e ‘olho mágico’

 
Os urutaus se camuflam entre as árvores e tem ‘olho mágico’, já que o formato e estrutura de suas pálpebras permitem à ave enxergar mesmo com os olhos fechados. Existem cinco espécies de urutau que se diferem no tamanho e na cor das penas.

A camuflagem, a capacidade de se igualar ao ambiente e passar despercebidos, é uma maneira desses pássaros se defenderem de predadores. Suas penas acinzentadas com tons de marrom se misturam às cores dos troncos das árvores. Por isso, o urutau é conhecido como ave fantasma. 

audima