Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO

Dia D: campanha de vacinação contra a poliomielite vai continuar até o fim do mês

Os centros de saúde da capital mineira estiveram abertos neste sábado para vacinar, exclusivamente contra a poliomielite, as crianças de 1 a 4 anos e atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos.



As vacinas disponíveis para proteger as crianças e adolescentes conforme o número de doses recomendadas são: BCG, Pentavalente, Rotavírus, Hepatite A, Hepatite B, Meningo C, Meningo ACWY, Pneumo 10, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Varicela, Febre Amarela, HPV, Dupla Adulto e Tríplice Bacteriana tipo Adulto. A campanha vai até o dia 30 de outubro.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), As campanhas de multivacinação e de vacinação contra a poliomielite começam no dia 5 de outubro e se encerram no dia 30. Em Belo Horizonte a expectativa é vacinar cerca de 105 mil crianças de 1 a 4 anos de idade com a vacina oral contra a paralisia infantil (VOP), a famosa gotinha.

A adesão da população, especialmente os pais e responsáveis, é de fundamental importância para manter a eliminação da poliomielite no país. Na campanha, também é ofertada a vacina de poliomielite inativada (VIP) para crianças que ainda não tenham recebido nenhuma dose. Um balanço com o número de vacinados será publicado posteriormente.



Em outubro também está sendo realizada a campanha de intensificação da vacina contra o sarampo para adultos entre 20 e 49 anos.

Para a proteção contra o sarampo são necessárias duas doses para quem tem até 29 anos de idade. Segundo a administração municipal, a vacinação contra sarampo de 20 a 49 anos é realizada com aplicação indiscriminada da vacina, ou seja, mesmo os que já têm o cartão em dia pode receber a vacina.

Pandemia


Devido à situação de pandemia pelo novo coronavírus, para entrada nas unidades de saúde é obrigatório o uso de máscaras, exceto em crianças de até dois anos. Também serão adotadas todas as outras medidas preventivas indicadas, incluindo o distanciamento para evitar aglomerações.

É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das vacinas e doses pendentes. É fundamental que os responsáveis levem o cartão de vacinação para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das vacinas e doses pendentes. A vacinação é realizada em todos os Centros de Saúde de Belo Horizonte. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser acessados no portal da Prefeitura pelo link: www.prefeitura.pbh.gov.br.