Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

COVID-19: Alfenas registra aumento de mais de 100% nos casos em um mês

A Prefeitura de Alfenas, no Sul de Minas, está preocupada com o crescimento de casos de COVID-19 na cidade. O último boletim municipal mostra 1.451 pessoas infectadas e 40 mortes pela doença. O resultado apresenta alta de 118,52% em relação ao mês passado.



A Santa Casa da cidade já tem 60% de leitos ocupados. Com os dados em alta, a prefeitura publica novo decreto para os próximos feriados.

 

De acordo com a prefeitura, o boletim municipal é divulgado de dois em dois dias. O último resultado é dessa quarta-feira (7). Em relação ao dia 7 de setembro, a cidade registrou mais 787 casos. Na época, a cidade somava 662 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 26 mortes.

 

Segundo a Secretária de Estado de Saúde (SES), Alfenas teve a maior alta de casos de COVID-19 no Sul de Minas, no último mês, seguida de São Sebastião do Paraíso, Campo Belo, Passos e Varginha.

 

Neste cenário, a Santa Casa de Alfenas, que atende a cidade e municípios vizinhos, tem 60% dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 42,5% dos leitos de enfermaria separados para COVID-19 ocupados. “É importante que as pessoas tenham consciência e evitem aglomerações”, ressalta Carlos Marcelo de Barros, diretor clínico.





 

Alfenas segue com barreiras sanitárias nas entradas da cidade, mas os casos de COVID-19 continuam crescendo. Preocupada com a situação, a prefeitura elaborou um novo decreto para os próximos feriados. Além do feriado de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, no próximo dia 12, Alfenas comemora 151 anos em 15 de outubro.

 

Com isso, entre 9 de outubro e 3 de novembro, clubes esportivos não poderão funcionar. O novo decreto também restringe a venda de bebida alcoólica e funcionamento de estabelecimentos comerciais até a meia noite.

 

Ainda de acordo com o documento, bares e restaurantes deverão fixar na entrada as regras de funcionamento estabelecidas pela Vigilância Sanitária. "O descumprimento acarretará a suspensão/cassação do alvará de funcionamento comercial", diz o documento.