Jornal Estado de Minas

MORRO DA PEDREIRA

Enquanto Bombeiros não chegam, moradores tentam combater incêndio em Nova União

Um incêndio de grandes proporções atinge uma Área de Proteção Ambiental (APA), no município de Nova União, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O fogo teria começado nesta terça-feira (29). Moradores e prefeitura afirmam ter entrado em contato com o Corpo de Bombeiros no mesmo dia, mas teriam recebido a informação de que não havia efetivo disponível para atender a ocorrência.





 

Vídeos compartilhados por moradores da região mostram pessoas tentando combater o incêndio sem equipamentos ou preparo. Algumas pessoas utilizam galhos de árvores para tentar abafar o fogo. Imagens noturnas mostram a extensão do incêndio.

 

 

 

Um pousada construída ao pé do Morro da Pedreira, estaria sendo ameaçada pelas chamas. Segundo o procurador do município de Nova União, Lucas Soares Fernandes, o local é de difícil acesso, com terreno acidentado e poucas estradas.

 

Pousada no Morro da Pedreira estaria ameaçada pelas chamas (foto: Facebook/Divulgação )
 

 

O Corpo de Bombeiros informou que estava ciente da situação e que uma viatura de Itabira e outra de Belo Horizonte foram encaminhadas ao local. A área atingida no município de Nova União faz divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó, onde brigadistas enfrentam, há cinco dias, um dos maiores incêndios da história do parque.





 

A prefeitura informou que irá disponibilizar caminhões-pipa para auxiliar o trabalho do Corpo de Bombeiros. Segundo o procurador do município, historicamente, é comum acontecer queimadas na região do Morro da Pedreira.

 

Incêndio ameaça bananais

Moradores contam que o fogo já atingiu alguns bananais na zona rural de Nova União. O município é o segundo maior produtor de bananas de Minas Gerais. Esta é a principal fonte de renda da cidade.

 

A cultura, que agora é ameaçada pelas chamas, gerou em 2019 mais de R$ 18 milhões em renda, quantia maior do que a receita do próprio município.

Campanha de conscientização

A Prefeitura de Nova União planeja para a próxima semana uma reunião com os moradores da região do Morro da Pedreira para discutir ações de prevenção a incêndios. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos que as queimadas podem trazer à fauna, flora e à própria população.

 





audima