Jornal Estado de Minas

ZONA DA MATA

Incêndio de grandes proporções adia reabertura do Parque do Ibitipoca

Um incêndio de grandes proporções, iniciado em uma fazenda próxima ao Parque Estadual do Ibitipoca, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata, às 17h30 de domingo (27), espalhou-se para dentro da unidade de conservação e ameaça os principais pontos turísticos da área. 





Reabertura do parque, antes marcada para quarta-feira (30), fica adiada sem nova previsão (foto: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

 

Segundo o tenente Natan Canavês, do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora, a corporação foi acionada para prestar apoio às 6h30 de segunda-feira (28). Às 13h30, o helicóptero Arcanjo 04 dos bombeiros chegou ao local.

 

“Em princípio, a orientação era para que os tripulantes, ao visualizarem a área do alto, pudessem orientar e melhor distribuir as esquipes em terra, pois são vários focos”, explica o oficial.

 

Essa aeronave possui o sistema de bolsa para armazenagem e lançamento de água e, caso fosse necessário, seria verificado o melhor local para abastecimento.

Tanto os bombeiros quanto a equipe de brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que possui um posto dentro do parque, não sabiam ainda precisar a área queimada nem as causas do acidente.





 

Conforme o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, entre brigadistas do IEF, militares - foram duas equipes enviadas – e voluntários, cerca de 80 pessoas atuavam no combate às chamas.

 

“O foco, no momento, são as ações de combate. Com o ocorrido, fica adiada a abertura do parque, prevista para a próxima quarta-feira (30). Assim que possível, informaremos nova data”, adianta.

 

Por volta das 17h30 desta segunda, os militares informaram que estavam descendo a serra para combater outro foco ao pé do morro e apoiar as equipes de brigadistas que lá atuavam.