Jornal Estado de Minas

CRIME

Polícia prende casal por tráfico de animais silvestres na Zona da Mata

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu em flagrante um casal suspeito de tráfico de animais silvestres, na tarde dessa quinta-feira (24), em Miradouro, na Zona da Mata mineira, durante uma fiscalização no km 678 da BR-116. Com eles, foram apreendidos 14 pássaros que estavam em gaiolas. 





Segundo a PRF, os policiais deram ordem de parada a um veículo Fiat/Siena, com placas do estado do Rio de Janeiro. Durante a vistoria no porta-malas do carro, os agentes encontraram as aves em gaiolas cobertas por tecidos. 

Ao consultarem os dados pessoais do motorista, de 71 anos, foi constatada pelos policiais a existência de dois mandados de prisão em aberto no nome dele. A passageira, de 42 anos, também informou aos agentes que permaneceu presa por 40 dias, em 2016, pelo crime de comércio de animais silvestres.

O homem confessou aos federais que trabalha com comércio de pássaros, capturando animais no interior de Minas Gerais para vendê-los na feira de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. 

Os pássaros – nove trinca-ferros, um coleiro, um papagaio, dois canários belgas e um patativa – foram encaminhados à Polícia Militar Ambiental antes de serem entregues ao Ibama, em Juiz de Fora. 

Já o casal foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé, também na Zona da Mata. 
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.