(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Governo de Minas estuda implementação de escola público-privada em 2021

Conhecido como ''charter school'', modelo prevê unidade de educação com gestão privada, porém financiada com recursos públicos


14/09/2020 21:36 - atualizado 14/09/2020 23:10

''Charter school'' pode ser realidade em quatro escolas mineiras em 2021(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 17/06/2020)
''Charter school'' pode ser realidade em quatro escolas mineiras em 2021 (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press - 17/06/2020)

O governo de Minas Gerais estuda a implementação de escolas público-privadas no estado em 2021. A informação foi divulgada pelo empresário Salim Mattar, dono da Localiza, em seu Twitter e confirmada pela reportagem junto à Secretaria de Estado de Educação (SEE).

 

 

 

Segundo a pasta, o “projeto é uma das dimensões aventadas” no programa de governo de Romeu Zema (Novo). “O modelo vem sendo estudado, com toda cautela e atenção, para que, mesmo sendo uma experiência piloto, seja bem sucedido”, informou a SEE.

 

De acordo com a postagem de Salim Mattar, quatro escolas mineiras vão receber o projeto experimental já em 2021. O governo, no entanto, não especificou quais unidades de educação são essas.

 

A chamada "charter school" conta com recursos públicos, mas é administrada por um gestor privado. A SEE chama a alternativa de “ação inovadora na educação”.

 

Apesar da mudança, as escolas se mantêm gratuitas para a população.

 

As escolas desse modelo, geralmente, operam a partir de empresas sem fins lucrativos, por meio de contratos firmados com o poder público. O governo de Minas, porém, não explica quem serão os responsáveis pela gestão do projeto nem como ele vai acontecer do ponto de vista financeiro.

 

Esse sistema tem como berço os Estados Unidos. Em 2018, o país abrigava cerca de 6,9 mil escolas do tipo em 42 estados, com aproximadamente 3,1 milhões de estudantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)