(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turistas invadem cachoeiras da Serra do Cipó, em Minas

Em meio a ações para limpeza da Serra, turistas vão de encontro às regras


13/09/2020 14:27 - atualizado 13/09/2020 14:40

(foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
(foto: Leandro Couri/EM/D.A press)
Enquanto moradores da Serra do Cipó, em Minas Gerais, clamam por um turismo consciente na reabertura gradativa das atividades, com debates intensos e mutirões, onde a preservação do meio ambiente e o respeito às normas discutidas em conjunto com as autoridades competentes sejam observadas, turistas invadem cachoeiras proibidas por decreto, na manhã deste domingo, 13. 
 
Na cachoeira do Pedrão, a reportagem do jornal Estado de Minas flagrou invasores em área fechada para fins de semana. Segundo denúncias apuradas e constatadas, estes visitantes mau educados  entram no leito do Rio Cipó através de um buraco na cerca próximo à ponte que liga os municípios de Jaboticatubas e Santana do Riacho, na MG-10.
 
Nos últimos dias, lideranças comunitárias se reuniram para realizar um mutirão nas cachoeiras e na beira da MG-10 e o lixo ficou exposto até o final da tarde deste domingo para que a conscientização geral. Todo o lixo coletado foi exposto na via afim de trazer à tona o momento sanitário. “É muita gente sem apego com o lugar, que só vem aqui para se divertir e joga lata de cerveja no mato ou no rio, coisas deste tipo”, exemplifica um dos guias locais evolvidos na ação. “Precisamos reabrir, mas com consciência”, arremata. 
 
Ver galeria . 13 Fotos A reportagem do jornal Estado de Minas flagrou invasores em área fechada para fins de semanaLeandro Couri/EM/D.A press
A reportagem do jornal Estado de Minas flagrou invasores em área fechada para fins de semana (foto: Leandro Couri/EM/D.A press )
 
 
Ainda segundo o complemento ao decreto municipal 061/2020, sobre a antecipação da reabertura aos finais de semana dos atrativos do distrito Serra do Cipó e das operações aos finais de semana, de receptivos turísticos e operadores de atividades tem o propósito de “orientar melhor os visitantes a locais apropriados e monitorados e propiciar experiências mais seguras, evitando invasões em áreas proibidas e gerando menos aglomeração”. 
 
Na rua que dá acesso à trilha do Pedrão, vários carros estacionados dão o tom da intensidade do desrespeito, pois, no decreto, somente  cachoeiras/atrativos autorizados, que passaram por vistoria da Prefeitura e possuem controle de temperatura, orientações sobre as regras de prevenção, banheiros, lixeiras, salva-vidas e outros serviços e infraestrutura que garantem mais conforto e segurança aos visitantes poderão funcionar.  
 
A utilização de guias e condutores para realização de passeios, segundo o documento,  também, “estimula o acesso a locais adequados as visitas, garante a segurança das atividades, reduz o impacto de lixo e desordem.  Os atrativos turísticos da Lapinha da Serra e demais localidades do município ainda não estão autorizados a funcionar. Manter estes locais ainda fechados visa evitar uma grande atração de pessoas a locais que ainda não estão preparados para grandes fluxos. 

Confira outras regras:

 - o Parque Nacional da Serra do Cipó,  Parque Estadual Serra do Intendente e Parque Natural Municial do Tabuleiro (CMD) permanecem fechados e sem previsão de reabertura.
 
-  Aos bares, restaurantes e lanchonetes, pedimos atenção ao novo horário estabelecido e também sensibilizar os clientes quanto a necessidade de respeito a essas regras.
 
- O serviço de self-service permanece proibido tanto para restaurantes e demais serviços de alimentação quando para o café da manhã nos meios de hospedagem.
 
- Reforçamos alguns lugares que não estão disponíveis a visitação:
 
- Pedrão, 
 
- Cachoeira da Capivara, 
 
- Ponte do Córrego Palácio,
 
- Fazenda Cipó/Lapa do Urubu,
 
- Açude,
 
- Cachoeiras e cursos d’água em propriedades privadas no alto da Serra,
 
- Cachoeira do Virgulino (Lapinha da Serra)
 
- Qualquer lugar que tenha que passar por baixo da cerca ou danificar porteira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)