(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: Testes RT-PCR começam a ser feitos em unidades de saúde de Contagem

Secretaria municipal de Saúde quer ampliar mapeamento do vírus na cidade, testando pessoas que apresentarem sintomas respiratórios


11/09/2020 20:09 - atualizado 11/09/2020 20:37

Luiz Fernando achou rápida a forma de coleta para o exame RT-PCR(foto: PMC/Divulgação)
Luiz Fernando achou rápida a forma de coleta para o exame RT-PCR (foto: PMC/Divulgação)

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Contagem, na Grande BH, começaram a realizar testes RT-PCR para pessoas com sintomas respiratórios. Nesta sexta-feira (11), Luiz Fernando, que mora no Bairro Bela Vista, foi a primeira pessoa a realizar a testagem para saber se está com COVID-19.

 

“Achei muito rápido”, destacou o paciente. A coleta é rápida mesmo, bastando a raspagem nas narinas por meio de um bastão com algodão.

 

No início de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação de profissionais das UBSs para a realização dos testes RT-PCR em uma unidade referência de cada distrito. O morador poderá ir na UBS mais próxima de casa, e caso seja sintomático e atenda aos critérios será encaminhado para a unidade de referência que realizará o teste.

 

A Prefeitura de Contagem informou que a oferta do teste na Regional Riacho se iniciará nas próximas semanas. Os outros sete distritos já contam com o teste.

 

Ivana Andrade, referência técnica da Atenção Básica, destacou que neste momento epidêmico, o Estado está disponibilizando o exame de RT-PCR, que se baseia na detecção de sequências únicas de RNA viral. “Esse tem sido o método de referência no Brasil para confirmar a COVID-19″.

 

Ivana destaca que por se tratar de um teste de detecção de RNA viral, é necessário que ele seja realizado na fase aguda, entre o terceiro e o sétimo dias após o início dos sintomas.

“Sendo assim, as UBSs deverão realizar atendimento preconizado por meio da metodologia Fast Track, ou seja, ao identificar o paciente sintomático que se enquadre nos critérios, deverá ser ofertado o exame RT-PCR”.

Falso positivo

 

O objetivo é garantir que haja ainda mais assertividade no diagnóstico de novos casos de COVID-19, diminuindo possíveis casos de falsos positivos, garantindo um mapeamento maior do vírus no município. Assim, medidas de prevenção mais eficientes podem ser tomadas com maior resultado no combate ao novo coronavírus.

 

Idosos, populações ou grupos sociais de alta vulnerabilidade, gestantes e pacientes de grupo de risco que estiverem sintomáticos terão prioridade na coleta de amostra para o exame de detecção de COVID-19 na Atenção Primária.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)