(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FENÔMENO DA NATUREZA

Parece que nevou: chuva de granizo cobre estradas e plantações do Sul de Minas; veja fotos

Fenômeno foi registrado na manhã desta terça-feira e impressionou moradores com tanto gelo cobrindo estradas e plantações


18/08/2020 08:25 - atualizado 18/08/2020 16:18

Moradores do Sul de Minas param para observar a quantidade de gelo que caiu nesta manhã na região(foto: reprodução Jornal das Gerais)
Moradores do Sul de Minas param para observar a quantidade de gelo que caiu nesta manhã na região (foto: reprodução Jornal das Gerais)


Uma chuva de granizo impressionou produtores rurais e moradores de algumas cidades do Sul de Minas, na manhã desta terça-feira (18). Era por volta das 6h quando começou uma pancada de chuva, que veio acompanhada de ventos fortes e pedras de gelo.
 


O fenômeno foi registrado nos municípios de Caldas, Ibitiúra de Minas, Santa Rita de Caldas, na região de Andradas. Os moradores registraram em vídeos e fotos como ficaram estradas e plantações após o fim da tempestade. Tudo estava coberto. “Parece que caiu neve” comentou um morador ao registrar as imagens.

A estrada que liga o distrito do Pião à Santa Rita de Caldas ficou com um tapete branco cobrindo o asfalto. As pedras de gelo também provocaram estragos em plantações de café e hortaliças, danificando estruturas e rasgando folhas e quebrando galhos das plantas. Os prejuízos provocados ainda serão calculados.
 
A reportagem entrou em contato com os escritórios da Emater nessas cidades. De acordo com os agrônomos que atendem os produtores rurais, os estragos foram maiores em Ibitiúra de Minas, onde a chuva de granizo foi mais intensa.

Plantações de café, algumas ainda na fase de colheita e outras já brotando para a próxima florada tiveram mais perdas.

Também houve danos em lavouras de tomate, abobrinha e banana. O tamanho das áreas atingidas e quantos produtores tiveram perdas estão em levantamento.
 

Instabilidade na região

 
Estradas ficaram cobertas de gelo(foto: reprodução Jornal das Gerais)
Estradas ficaram cobertas de gelo (foto: reprodução Jornal das Gerais)
A pancada de chuva com granizo foi provocada pela formação de uma área de instabilidade sobre o Sul de Minas desde ontem (17). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, uma frente ria está estacionada sobre o litoral paulista, provocando essa instabilidade no extremo Sul de Minas.

Segundo a meteorologista do INMET, Anete Fernandes, o fenômeno a tempestade de granizo acontece após um longo período sem chuva e de tempo seco. "São formadas nuvens altas, de desenvolvimento vertical, as chamadas cumunimbus, que vêm carregadas com raios, ventos e gelo", explica Anete.

Ainda conforme a metereologista, a frente fria que está sobre o litoral paulista irá recuar até o Sul do Brasil e retornará para o Sudeste do país na próxima sexta-feira, trazendo mais chuvas e derrubando as temperaturas.
A quantidade de gelo parecia que nevou sobre a região.(foto: reprodução Jornal das Gerais)
A quantidade de gelo parecia que nevou sobre a região. (foto: reprodução Jornal das Gerais)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)