(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CENTRO-OESTE

Terceira morte por coronavírus é confirmada em Bom Despacho

Segundo a prefeitura, o óbito de uma idosa, de 84 anos, estava sendo investigado; o registro foi confirmado no boletim epidemiológico de hoje


07/08/2020 14:39 - atualizado 07/08/2020 14:59

A idosa ficou internada na Santa Casa até a data de seu falecimento, em 27 de julho(foto: Divulgação/ Prefeitura de Bom Despacho)
A idosa ficou internada na Santa Casa até a data de seu falecimento, em 27 de julho (foto: Divulgação/ Prefeitura de Bom Despacho)
A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Despacho confirmou, na manhã desta sexta-feira (7), a terceira morte pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) na cidade da Região Centro-Oeste de Minas Gerais. A paciente, de 84 anos, ficou internada na Santa Casa do município até a data de seu falecimento, em 27 de julho. 

Segundo a pasta, a morte estava em investigação e o registro foi atualizado no boletim epidemiológico da prefeitura. O Executivo municipal informou que a vítima era cardiopata, o que possivelmente facilitou que ela tivesse complicações maiores por causa da COVID-19

Ainda nesta manhã, o presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus em Bom Despacho, Humberto de Paula e Silva, por meio de um vídeo divulgado no site da prefeitura, lamentou as mortes no município em decorrência da doença. 

“São vidas que não voltam mais. Peço mais uma vez que sejam reforçadas todas as recomendações de saúde e os decretos para que, assim, consigamos vencer a COVID-19”, reiterou o pedido feito em outras ocasiões. 

Ainda segundo ele, a taxa de letalidade da doença na cidade é de 1,19%.

Mortes em Bom Despacho

Em 9 de maio, a primeira morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de uma idosa, de 78 anos, que ficou internada no Hospital Santa Lúcia em Divinópolis – município referência no tratamento de pacientes infectados - após apresentar sintomas da doença. 

Segundo a pasta, ainda no hospital a mulher foi internada, diagnosticada com infecção urinária e tratada. Em seguida, teve alta e permaneceu na cidade.
 
Porém, em 5 de abril, ela foi novamente internada, mas seu resultado foi positivo para a COVID-19. Por causa do vírus, a paciente, que já era hipertensa e obesa, teve complicações e morreu.

A segunda morte por coronavírus foi confirmada pelo prefeito Bertolino da Costa Neto, por meio de um vídeo divulgado no site da prefeitura, em 5 de julho. 

Segundo ele, o registro trata-se de um homem, de 63 anos, que era portador de várias comorbidades, que estava internado, desde 28 de junho, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Bom Despacho.

COVID-19 em Bom Despacho

Bom Despacho registrou, até a manhã desta sexta-feira (7), 243 casos confirmados da doença, sendo que três terminaram em morte. Já se recuperaram 217 pessoas. Três ainda estão internadas no município e outras 20 cumprem o isolamento domiciliar.

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 1.000 pessoas já notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
 
* Estagiário sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)