Jornal Estado de Minas

EM MARIANA

Veterinário acusado por morte de cavalo será indenizado

Após sofrer ameaças nas redes sociais, um veterinário de Mariana, na Região Central de Minas, será indenizado em R$ 5 mil. O profissional foi responsabilizado pela morte de um cavalo que morreu em fevereiro após ter sido atendido por ele. O dono do animal foi condenado, em primeira instância, por danos morais pela 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais de Mariana.





De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o médico veterinário sofreu ameaças nas redes sociais e pelo WhatsApp após o dono do animal divulgar que ele era incompetente por ter aplicado um medicamento errado no cavalo.

O veterinário alegou que cuidou do animal, mas que o dono não esperou a alta médica para levá-lo para casa. Relatou ainda que foi à casa do proprietário, dois dias depois, quando soube da piora do cavalo. O profissional aplicou medicação, mas não foi suficiente para salvar o cavalo.

O homem disse que perdeu clientes na cidade em razão dos boatos alegando danos causados à sua imagem.

O dono do animal não contestou os argumentos. A juíza Marcela de Moura afirmou que a indenização por danos morais é justa pela ofensa causada à vítima, “servindo de alento, amenizando a dor, o sofrimento e a humilhação, de forma efetiva, assim como em reprovação da conduta daquele que lesionou. Este é o caráter dúplice da reparação por danos morais: compensar a vítima e punir o agente agressor”.

O proprietário também foi condenado a pagar o custo do tratamento veterinário, no valor de R$ 785. A decisão é de primeira instância e é passível de recurso.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 




audima