(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVO CORONAVÍRUS

Lindéia é o bairro com mais mortes por COVID-19 em BH; veja a lista

São 386 localidades com ao menos um diagnóstico da doença, de acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura


29/07/2020 19:26 - atualizado 29/07/2020 19:46

Lindéia, localizado na Região do Barreiro, é o bairro com mais mortes por COVID-19 em Belo Horizonte: 11 mortes desde o início da pandemia. Na sequência, aparecem duas localidades com nove óbitos cada: Cabana do Pai Tomás (Oeste) e Serra (Centro-Sul). Os dados fazem parte do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta quarta-feira (29).

 

Além desses bairros, BH tem outros oito com mais de cinco mortes por COVID-19: Santa Terezinha (Pampulha, oito óbitos); Alto Vera Cruz (Leste), Coqueiros (Noroeste), Mantiqueira (Venda Nova), Piratininga (Venda Nova), Santa Cruz (Nordeste) e São João Batista (Venda Nova), todos com sete vida perdidas; e Novo Aarão Reis (Norte), com seis mortes.

 

Região do Barreiro abriga bairro com mais mortes por COVID-19 em BH: o Lindéia(foto: Divulgação/PBH)
Região do Barreiro abriga bairro com mais mortes por COVID-19 em BH: o Lindéia (foto: Divulgação/PBH)
 

 

São 197 bairros de BH com mortes e 386 com ao menos um caso da doença. Aquele com mais diagnósticos é o Buritis, no Oeste da cidade: 108. Lourdes (Centro-Sul) registra 92, e o Castelo (Pampulha), 82.

 

De acordo com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), a cidade tem 487 bairros. Com isso, é possível calcular que Belo Horizonte tem cerca de 80% dos seus bairros infectados pelo novo coronavírus.

 

Belo Horizonte registra nesta quarta 19.112 casos de COVID-19: 482 mortes, 15.441 recuperados e 3.189 em acompanhamento. Dos 482 óbitos, 432 já estão georreferenciados por bairros.

 

Quanto às regionais, aquela com mais mortes é a Nordeste: 66. Depois, vem Venda Nova, com 65. Ainda fazem parte da lista Barreiro (57), Centro-Sul (55), Noroeste e Oeste (52), Leste (49), Norte (44) e Pampulha (42).

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)