Jornal Estado de Minas

COVID-19

Bares no Minas Consciente: delivery na fase vermelha e portas abertas nos outros níveis

No novo Minas Conscienteanunciado pelo governador Romeu Zema (Novo) nesta quarta-feira, bares e restaurantes poderão reabrir as portas nas cidades que compõem as fases amarela e verde do programa. Os municípios em estado de alerta — nível vermelho — poderão manter tais estabelecimentos funcionando apenas para entregas.



As mudanças passam a valer a partir do dia 1º (sábado). Para funcionar, os bares e restaurantes das cidades que não estão na primeira fase do plano de flexibilização das medidas restritivas precisarão seguir uma série de recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus. As ações compõem o protocolo único responsável por reger a segunda versão do plano. 

Mais cedo, durante a coletiva de imprensa diária para atualizar a situação da COVID-19 em solo mineiro, o secretário-adjunto de Estado de Saúde, Marcelo Cabral, disse que bares, restaurantes e clientes não cumpriram as medidas preventivas, como a utilização de máscaras.

"A explicação técnica é o descumprimento das medidas estabelecidas de distanciamento. No programa Minas Consciente se previa uma maneira segura, gradual e responsável da retomada das atividades. O fato é que, infelizmente, a informação que se tinha dessas localidades, a partir dos municípios e dos cidadãos, era que os bares e restaurantes se mantinham cheios, com pessoas próximas, muitas vezes, sem o equipamento adequado de proteção. O fato é isso que acabou motivando uma mudança de comportamento em relação a esses estabelecimentos", alegou.



Indicadores

O Minas Consciente será norteado por um protocolo único. Para determinar os níveis atribuídos aos municípios, uma série de critérios será levada em conta.

Os indicadores municipais, analisados semanalmente pelo comitê de enfrentamento à infecção, são: