Jornal Estado de Minas

ESQUARTEJADA

Principal suspeito do 'crime da mala' vai passar por avaliação psicológica

Principal acusado da morte de Rizomar Ribeiro da Silva, de 53 anos, encontrada morta, esquartejada, numa mala, em sacos plásticos e bolas, na Avenida Senhor do Bonfim, no Bairro Canaã, divisa de Belo Horizonte com Santa Luzia, que é seu filho, e que já está preso, desde sábado, vai passar por uma avaliação psicológica, que será fundamental para a delegada que cuida do caso, Adriana Rosa, de Santa Luzia, definir a culpa e remeter o processo para a Justiça.




 
Segundo o psiquiatra forense Daniel Moreira de Carvalho, designado para fazer a avaliação, serão observados três aspectos. “Vamos observar a sanidade mental do acusado, a dependência toxicológica e a existência de doença mental. O objetivo será encontrar se há um transtorno mental.”
 
O Dr. Daniel chama a atenção para o fato de o acusado admitir ser viciado em drogas, o que não é normal.  Existem outros detalhes que merecem ser observados, segundo ele, como o fato de o homem ter se dirigido a uma igreja depois de cometer o crime. “Esse é um sintoma de transtorno.”
 
O psiquiatra chama a atenção também para o fato de que o acusado tem histórico, segundo informou a família, de vários tratamentos psiquiátricos. “Vamos pedir os prontuários desses tratamentos que ele já tenha feito.”
 
O psiquiatra chama a atenção ainda para o fato de que, duas horas depois de ter cometido o crime, foi levado, por uma irmã, para uma avaliação psicológica.
 
“Temos de pegar o maior numero de informações possíveis sobre esse homem. Por enquanto, ele não falou nada, a não ser admitir o vício em drogas.” Não há, segundo ele, um tempo previsto para se fazer essa avaliação. E lembra que existem casos em que se demora até 10 anos para se concluir essa avaliação.