Jornal Estado de Minas

SUL DE MINAS

São Tomé das Letras ficará fechada para turistas por mais 30 dias

A Prefeitura de São Tomé das Letras, na Região Sul de Minas Gerais, anunciou, nessa quarta-feira (22), a renovação das medidas restritivas e de isolamento social na cidade, devido à pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2), por mais 30 dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município ainda não apresentou nenhum caso de COVID-19.





De acordo com o novo decreto, assinado nessa segunda-feira (20) pelo chefe do Executivo municipal, Tomé Reis Alvarenga, as medidas de bloqueio a turistas, visitantes, transeuntes e não residentes do município, com exceção aos moradores da cidade, permanecem em vigor por mais um mês. 

A alternativa reforça a norma nº 14/2020, de 21 março deste ano, para que a doença continue controlada e não atinja a população. 

Além disso, o novo decreto também manteve o uso obrigatório de máscara nos ambientes públicos e particulares da cidade, bem como o cumprimento do isolamento social recomendado pelas autoridades municipais e estaduais de saúde. 

Ainda segundo a publicação, também foi prorrogado o escoamento da produção minerária extraída dos pontos de lavras e em depósitos de beneficiamentos, desde que sejam seguidos todos os critérios e medidas de segurança e prevenção ao novo vírus.





Com cerca de 7 mil habitantes e distante 300 quilômetros de Belo Horizonte, São Tomé das Letras tem 70% da sua receita baseada no turismo, ficando o restante a cargo da mineração. Recebendo visitantes de vários estados, a cidade oferece em torno de 150 hotéis e campings, com alta temporada nas férias escolares e no verão.
 

COVID-19 em São Tomé das Letras


São Tomé das Letras é uma das 68 cidades, entre as 853 de Minas Gerais, que ainda não confirmou nenhuma ocorrência da COVID-19, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desta quinta-feira (23). 
 
*Estagiário sob supervisão da editora Liliane Corrêa