Jornal Estado de Minas

SOLIDARIEDADE

COVID-19: profissionais da saúde de Contagem são homenageados por voluntários

O risco de infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) não coloca em xeque só a vida das pessoas que se enquadram no grupo de risco, mas também a dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à COVID-19, em contato direto com pacientes contaminados. Foi pensando nesses trabalhadores que um grupo de voluntários promoveu uma ação com o objetivo de parabenizar os profissionais do Hospital de Campanha de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sede. 





Um violinista se apresentou por 15 minutos em cada unidade de saúde (foto: Divulgação/ Prefeitura de Contagem)
A ação de solidariedade e reconhecimento pelos trabalhos prestados à população durante a pandemia ocorreu na manhã desta quarta-feira (22) e atendeu a mais de 200  funcionários das unidades de saúde. Foram doados 220 kits contendo biscoitos, suco, chocolate e uma máscara de proteção facial. 

Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de serviços gerais e administrativos das duas unidades também puderam curtir a apresentação de um violinista que, durante 15 minutos, tocou músicas que falam de amor e superação. 

A surpresa foi feita na porta das unidades de saúde e todas as medidas de prevenção foram respeitadas pelos envolvidos na ação.

Para a técnica de enfermagem do hospital de campanha de Contagem, Lorena Dalva, “essa atitude é incentivadora, principalmente neste momento tão difícil. Estamos em um nível de cansaço psicológico muito grande e são momentos assim que nos animam e nos dão forças”, declarou.




 
Segundo o hospital, 47 pacientes estão internados na unidade para se tratarem da COVID-19. Já na UPA Sede, o número é menor – 15 pessoas. 

De acordo com a prefeitura, 81% dos leitos públicos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 63% dos leitos de enfermarias estão ocupados no município.

COVID-19 em Contagem


Contagem registrou, até a tarde dessa terça-feira (21), 2.331 casos confirmados da doença, sendo que 119 terminaram em morte. 

Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura, 32.636 pessoas notificaram a Secretaria Municipal de Saúde sobre a possibilidade de terem contraído a COVID-19.
 
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina