Jornal Estado de Minas

ISOLAMENTO?

Pandemia de COVID-19: futebol amador desrespeita a lei em BH

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
Esporte é sinônimo de saúde, mas não quando desrepeita as determinações de distanciamento social feitas por autoridades sanitárias. A reportagem do Estado de Minas flagrou cenas de descaso com o distanciamento social imposto por decreto da Prefeitura de Belo Horizonte, no início da tarde deste sábado (18), no Campo do Nazaré, na Vila da Luz, Região Nordeste da capital, divisa com Sabará.


 
Duas equipes, ambas uniformizadas, disputaram animada partida, com direito a arbitragem também devidamente paramentada. E contaram com o incentivo de torcedores, incluindo crianças, todos sem máscaras cobrindo o nariz e a boca, como é exigido por lei na capital mineira, estando, portanto, sujeitos à multa de R$ 100.
 
Não faltou a tradicional cervejinha, mesmo que a temperatura não tenha passado dos 23ºC. Afinal, futebol combina com uma “gelada”, mas não com uma pandemia de COVID-19.

Nenhum agente de força policial se fez presente. Consultada por e-mail, a Guarda Municipal afirmou não ter recebido nenhuma denúncia sobre as atividades no Campo do Nazaré, mas que “vai reforçar o patrulhamento na região”. 
 
“A Guarda Civil Municipal tem atuado em toda a cidade para garantir o cumprimento das novas regras, mantendo todo o seu efetivo (composto por 2.064 agentes) nas ruas, dividido em turnos”, afirma. “As abordagens da Guarda Municipal acontecem durante patrulhas preventivas rotineiras, realizadas espontaneamente por toda a cidade em todos os dias da semana, ou com base em denúncias recebidas pelos canais disponibilizados pela Prefeitura de Belo Horizonte.”


 
A assessoria de imprensa ressalta ainda que no último mês “a corporação atuou em cinco campos de várzea, que realizavam partidas de futebol, principalmente aos finais de semana”. “Nesses caso, orientou os organizadores do evento sobre importância de se manter as medidas de isolamento, as partidas foram encerradas e o público foi dispersado”, explica.
 
 
 
A população pode denunciar o funcionamento indevido de estabelecimentos ou a existência de aglomerações utilizando o aplicativo PBH App ou o Portal de Serviços da Prefeitura, ambos integrados ao BH Digital.
 
No aplicativo, os nomes dos serviços são:
 
1. Coronavírus - Denúncia de descumprimento de medidas de prevenção por estabelecimentos autorizados a funcionar. 
 
2. Denúncias de aglomeração em salões de festas comerciais.