Jornal Estado de Minas

VÍDEO

'A mulher ao meu lado no CTI faleceu': o relato de um personal trainer que venceu o coronavírus

O professor em atividade: rotina de treinos intensa antes da contaminação (foto: Reprodução)
Acostumado à intensa atividade física, o personal trainer Leonardo Gontijo exercita a paciência para recobrar o fôlego - o ar agora lhe falta após o simples ato de falar. E isso não atrapalha o otimismo: "Estou ótimo, na comparação com como eu estava". Ele venceu o coronavírus e gravou um vídeo para conscientizar as pessoas a respeito da doença. 




O Estado de Minas conversou com Leonardo, que atua em Belo Horizonte e vinha mantendo presença constante em treinamentos live na internet, desde o começo do isolamento social provocado pela pandemia da doença que já infectou 2 milhões de pessoas no Brasil. 

Depois de 12 dias internado - desses, cinco em um leito de terapia intensiva - ele só pensa em descansar: "Estou ainda digerindo tudo e este fim de semana vou receber minha mãe e curtir um pouco isso".

Tudo começou com uma pequena falta de ar. Dias depois, a situação piorou e ele estava no Centro de Terapia Intensiva de um hospital de Belo Horizonte: "Os médicos disseram que o que me salvou foi o fato de eu ter rotina de exercícios físicos antes, porque meu caso era para óbito".



Leonardo reforça uma estatística que, felizmente, cresce no Brasil: a proporção de recuperados da doença. De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, já são 1,2 milhão de pacientes que venceram a COVID-19 (enquanto 639 mil permanecem em tratamento).

Isso, contudo, não é razão para relaxamento e foi por esse motivo que Leonardo decidiu publicar o relato. 



Veja o relato do Leonardo: