Jornal Estado de Minas

ALÍVIO

Família comemora alta de motorista que passou mais de 40 dias internado com COVID-19

“Graças a Deus estou ótimo”, comentou Adriano Gonçalves Mol, 58 anos, ao ter alta do Hospital Keralty Barreiro, em Belo Horizonte, na manhã deste sábado. O motorista de ônibus passou mais de 40 dias lutando pela vida após ser diagnosticado com a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A esposa e um dos filhos, que tem 30 anos, também testaram positivo, mas não precisaram de internação. Hoje, recuperados, comemoram a vitória de Adriano, que desenvolveu a forma grave da doença e chegou a perder 30 quilos. 



A família mora em Contagem, na Grande BH. A esposa do motorista, a diarista Helena Mol, 54 anos, conta que ele trabalhava normalmente (ele atua em viagens interestaduais) até começar a apresentar sintomas em 20 de maio. Segundo o hospital, na ocasião ele foi atendido, medicado e liberado para continuar o tratamento em casa, com todas as orientações. “Ele tinha cansaço, mais nada. Só uma indisposição e, depois, perdeu o apetite. O caso dele agravou no dia 24, quando o entubaram ”, conta Helena. 

Esposa de Adriano, a diarista Helena Mol disse que o estado de saúde dele piorou em apenas quatro dias desde os primeiros sintomas (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)

Após a internação do marido, Helena e o filho foram orientados a realizar o teste e descobriram que contraíram a doença. A diarista conta que apresentou apenas perda de apetite, enquanto o rapaz não teve sintomas. Eles ficaram em isolamento em casa. Os familiares recebiam atualizações sobre o estado de saúde de Adriano por telefone. As ligações eram recebidas pela outra filha do casal.  “Depois que ele saiu do CTI, vim para o hospital e fiquei com ele por 18 dias”, contou. Ela já estava recuperada quando passou a acompanhar o marido na unidade.

A cardiologista Déborah Eulálio dos Santos faz parte da equipe médica que acompanhou Adriano durante todo o período. Ela destacou que, por ser hipertenso, o motorista faz parte do grupo de risco. No Centro de Terapia Intensiva, ele chegou a depender de ventilação mecânica para respirar e também apresentou uma infecção, o que os levou a administrar medicações para manutenção da vida. Com o tempo, veio a melhora e ele foi transferido para a enfermaria, onde foi retirada a traqueostomia a sonda de nutrição. Os procedimentos foram realizados nos últimos dias. 



A cardiologista Déborah Eulálio dos Santos falou sobre o tratamento do paciente, que é hipertenso (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)


Ela avalia que ele teve uma boa resposta imunológica. “Ele está saindo em um bom estado geral, vai voltar a andar, ganhar peso. Ele perdeu 30 quilos. Agora vai fazer fisioterapia, fez acompanhamento com a fonoaudióloga”, detalhou a profissional. A cardiologista também informou que nem a cloroquina ou outros medicamentos que vêm sendo citados como possíveis tratamentos para a COVID-19 foram usados nele. 

“A gente tem tido, graças as Deus e à assistência precoce, boas respostas nos tratamentos. Ver um paciente que passou por toda essa situação, passou por todos os percalços, sair, é uma satisfação muito grande. É gratificante, ficamos muito contentes”, pontuou. 

Alívio e conselho

(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Em uma cadeira de rodas e segurando uma placa com os dizeres “Eu venci o COVID-19”, Adriano saiu sob aplausos dos profissionais que o acompanharam. Mesmo de máscara, era possível perceber o sorriso do motorista, que pôde ver o céu claro deste sábado ao sair ao ar livre após mais de um mês na cama de um hospital. “No início a cabeça roda, a gente não sabe de nada. Pra mim, fiquei 25 dias ‘morto’ na UTI”, disse. Ele destacou o bom atendimento do corpo clínico e fez um alerta à população. “Tem muita gente que não está respeitando (o isolamento social e medidas de segurança). Eu tinha muito medo de pegar e acabei pegando, e feio. Tem que tomar cuidado mesmo”, enfatizou. “Foi um milagre. Operamos tudo com a ajuda de Deus, dos médicos, tivemos muita força. Temos que agradecer a Deus e a todos, amigos, familiares”, completou a esposa, Helena.