(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Voluntários distribuem lanches em UPAs de Contagem

Kits de alimentos serão disponibilizados nas unidades em semanas alternadas para atender pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde


postado em 11/07/2020 09:58 / atualizado em 12/07/2020 08:39

Varal montado em frente à UPA JK nesta manhã(foto: Fábio Silva/Prefeitura de Contagem)
Varal montado em frente à UPA JK nesta manhã (foto: Fábio Silva/Prefeitura de Contagem)


Teve início neste sábado uma ação de um grupo de voluntários de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para distribuição de lanches para acompanhantes e pacientes de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. 

Hoje, os membros do Programa Transformar Contagem estarão, das 10h às 13h, na UPA JK, a mais movimentada da cidade. Os kits de lanche serão pendurados em um “varal solidário” na porta da unidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os voluntários pensaram nas pessoas que perderam o emprego neste momento de pandemia do coronavírus e não têm condições de comprar comida. 

“Os voluntários fizeram parcerias com empresas, que realizaram as doações. A Vigilância Sanitária da cidade encaminhou diretrizes sobre manejo e distribuição. Os membros do grupo passaram a semana montando os kits”, explica a secretaria. “Serão colocados no cara cerca de 500 lanches. Os voluntários esperam que apenas pessoas que de fato necessitem é que não podem pagar por um lanche peguem os alimentos”, completa. 

Voluntários montam kits de lanches para distribuir nas unidades(foto: Equipe Transformar Contagem/Divulgação)
Voluntários montam kits de lanches para distribuir nas unidades (foto: Equipe Transformar Contagem/Divulgação)


Eles também entregarão marmitas aos profissionais da saúde, que também vão contar com bilhetes de agradecimento e motivação para o trabalho. A equipe também vai oferecer lanches para quem estiver nas áreas isoladas para quem apresenta sintomas gripais. 

“Ao todo, vamos distribuir 10 mil kits que contém um copo com água, um achocolatado, um biscoito, um pacote de balas e máscaras. As nossas próximas ações serão nos dias 15, 18 e 25 de julho, em todas as unidades de pronto atendimento do município”, detalha a gestora do Transformar Contagem, Gisela Camargos. O programa busca reunir representantes do poder público, iniciativa privada, ongs e sociedade civil.

A auxiliar de cozinha Vanderleia Silva, que esperava o irmão ser atendido na UPA JK, aprovou a iniciativa. “As pessoas que estão aí dentro às vezes estão há muitas horas sem comer, sem tomar um copo d’água e não podem sair porque estão esperando um parente ou atendimento. É um trabalho muito bacana e um jeito de confortá-los para esperar com tranquilidade, ter mais esperança no próximo também”, comentou. 

Quem estiver interessado em fazer doações, pode entrar em contato com os responsáveis pelo telefone (31) 98865-1298 ou pelas redes sociais do Transformar Contagem.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)