Jornal Estado de Minas

ISOLAMENTO

COVID-19: isolamento em Minas é menor que média do Brasil desde março

Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19 (foto: Mapa informativo que mostra a situação de Minas Gerais com o COVID-19)
Embora tenha contribuído para conter o avanço do novo coronavírus, o isolamento social em Minas Gerais é menor que a média brasileira desde março. Os dados dizem respeito ao comportamento da população semanalmente e são divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).



Entre a semana que se inicia em 10 de fevereiro - quando os primeiros números foram registrados - e a que termina em 14 de março, Minas apresenta taxas superiores à média nacional. Dali em diante, porém, o estado tem índices inferiores. Veja no gráfico a seguir:


De acordo com os dados preliminares desta semana, a média de isolamento em território mineiro está em 47,8% - 1,4 ponto percentual a menos que os 49,2% registrados no Brasil.

O período com maior isolamento ocorreu entre os dias 22 e 28 de março, ainda no começo do enfrentamento à pandemia. No período, a média mineira esteve em 51,07%, enquanto a nacional chegou a 54,37%.

Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (8) pela SES, Minas registrou 64.035 casos de COVID-19, dos quais 1.355 resultaram em mortes. São ainda 40.731 recuperados e outros 21.949 pacientes em acompanhamento.