(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FECHADO

Para deter coronavírus, Contagem bloqueia região de Várzea das Flores

Decreto proibiu atividades de lazer, esportivas e náuticas no local; estabeleceu também novas regras para o comércio da cidade por causa da COVID-19


postado em 01/07/2020 13:51 / atualizado em 01/07/2020 14:34

Muito procurada por moradores para o lazer, área será fechada por causa do avanço da pandemia de COVID-19(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press -m 13/1/18)
Muito procurada por moradores para o lazer, área será fechada por causa do avanço da pandemia de COVID-19 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press -m 13/1/18)
Toda a região de Várzea das Flores, em Contagem, está bloqueada para atividades de lazer, esportivas e náuticas. A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial do Município, em decreto que estabelece novas regras para atividades essenciais e não essenciais em toda a cidade, por causa do avanço da COVID-19.
 
O novo decreto autoriza o e-commerce de serviços e produtos não essenciais, mas proíbe a retirada dos produtos no estabelecimento comercial e o drive-thru.

Foram incluídos como serviços essenciais o comércio de produtos de higiene pessoal, lava-jatos e oficinas de manutenção de concessionárias, chaveiros, e materiais de limpeza e conservação.

Também imobiliárias, compreendendo a corretagem no aluguel e venda de imóveis, gestão e administração de propriedade imobiliárias, além dos serviços combinados para apoio a edifícios e incorporação de empreendimentos imobiliários.

O novo decreto incluiu ainda centros de formação de condutores, clínicas credenciadas do Detran e motopistas autorizadas por portaria do Detran (1.032, de 18 de maio de 2020).

Estão autorizados também os setores industriais, englobando toda cadeia de produção, inclusive transporte e logística.

Novas regras contra aglomerações

 
A decisão dita novas regras para estabelecimentos que comercializam produtos considerados essenciais. Para evitar aglomerações, os  hipermercados, supermercados, mercados, açougues, peixarias e hortifrutigranjeiros terão que respeitar o limite de uma pessoa a cada 10 metros quadrados de área útil – o decreto anterior limitava o atendimento a 50% da capacidade de estabelecimento.

Todos deverão manter o controle do fluxo de pessoas. 

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres, podem funcionar das 8h às 23h, exclusivamente por meio de serviços de entrega em domicílio e retirada do produto na entrada do estabelecimento.

Fica proibido o consumo no local e a permanência de clientes na porta do estabelecimento.
 
Em agências bancárias, instituições financeiras, unidades lotéricas e cooperativas de crédito deve ser mantida distância superior a dois metros entre os clientes e funcionários.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira pela secretaria de saúde do Estado, Contagem registra 852 casos confirmados e 43 óbitos pelo novo coronavírus. São 31 novos casos e seis mortes nas últimas 24 horas.
 

Recuo na flexibilização 

 
Em 26 de junho, o prefeito Alex de Freitas (sem partido) acompanhou a Prefeitura de Belo Horizonte no recuo do processo e abertura do comércio, diante do avanço dos casos do novo coronavírus na região metropolitana e no estado.

As medidas passaram a vigorar nessa segunda-feira (29).
 
Contagem acompanhou a capital e retrocedeu nas medidas de flexibilização do comércio após dobrar casos da doença em 15 dias(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Contagem acompanhou a capital e retrocedeu nas medidas de flexibilização do comércio após dobrar casos da doença em 15 dias (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
De acordo com o procurador-geral do município, Marius Carvalho, o novo decreto promove adequações ao anterior e deixa mais claras algumas medidas já tomadas.

Ele disse que as decisões foram tomadas de forma conjunta com a Prefeitura de Belo Horizonte: "Foi uma decisão difícil, mas que precisava ser adotada, uma vez que os números de casos notificados, confirmados e óbitos praticamente dobraram em 15 dias".
 
Segundo o procurador, o atual decreto atendeu a pedidos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade, que solicitou a liberação do e-commerce, "onde os setores não essenciais poderão comercializar produtos através de meios eletrônicos e telefônicos, porém com entregas via correios e serviços de motoboy".

Em relação a Várzea das Flores, o bloqueio foi resultado de recomendações da Marinha do Brasil. "Apenas embarcações oficiais poderão operar na represa."

Sobre determinação de horário de funcionamento de bares e restaurantes, que antes não estavam definidos, Marius Carvalho disse que tornou-se necessária porque era "grande o número de denúncia de aglomeração de pessoas na porta desses estabelecimentos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)