Jornal Estado de Minas

COMÉRCIO

COVID-19: após recuo, Kalil nega ter errado ao liberar abertura de BH

Após um mês de reabertura do comércio em Belo Horizonte, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta sexta-feira a volta à estaca zero. A partir da próxima semana, apenas os serviços considerados essenciais poderão abrir as portas. Apesar do recuo - causado pelo avanço da COVID-19 e o aumento na demanda por internações na rede pública de saúde -, o chefe do Executivo municipal nega que tenha errado ao permitir o início da flexibilização em 25 de maio.



“Muito importante é que todo mundo saiba que ninguém morreu por falta de atendimento, leito de UTI, médico, enfermeiro ou intensivista. Se flexibilizamos naquela hora, é porque tínhamos (condições). Ninguém morreu na fila, afogado em aquário. Por isso, flexibilizamos”, disse o prefeito.

O argumento do prefeito foi corroborado pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto. “Nós não erramos (ao flexibilizar). Os indicadores nos permitiam fazer isso”, defendeu.

Para tomar a decisão sobre os rumos do processo de reabertura da cidade, Kalil e os especialistas do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 analisam três indicadores principais: o número médio de transmissão por infectado (Rt) e as taxas de ocupação de UTIs e leitos de enfermaria específicos para pacientes com a doença.



À época do início da reabertura, a PBH entendeu que esses parâmetros permitiam o relaxamento gradual das medidas de isolamento social. Na ocasião, o Rt estava em 1,09 (acima do considerado ideal, que é até 1). Já as taxas de ocupação de UTIs e leitos de enfermaria eram, respectivamente, 40% e 34%, na faixa de maior segurança (menos que 50%).

Porém, um mês depois da flexibilização, os números sobre a rede hospitalar pioraram muito. Atualmente, as taxas de ocupação de UTIs e leitos de enfermaria são 86% e 67%, respectivamente. O Rt variou para cima, mas voltou para 1,09. Por isso, a opção por recuar na reabertura.

“Demos uma oportunidade, aproveitamos uma janela. Do mesmo jeito que uma janela não foi aproveitada pela população, estamos voltando humildemente atrás. Não faltou atendimento a ninguém na cidade ainda. Por isso é que estamos recuando, para que isso não aconteça”, disse Kalil.

Segundo boletim publicado nesta sexta pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), a capital tem 4.977 casos de coronavírus, dos quais 109 resultaram em mortes.