Jornal Estado de Minas

CIRCULAÇÃO DO VÍRUS

Quatro entre 10 pessoas com sintomas de gripe podem ter coronavírus em Minas, diz secretário

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou que foi verificada uma mudança no padrão de positividade da COVID-19 no Estado. Segundo o secretário, 39% dos exames para a COVID-19 dão positivo. Na chegada da pandemia a Minas, em março, esse percentual era de 2% a 3%.



 

Carlos Amaral afirmou que essa mudança indica que há uma progressão da circulação do vírus entre as pessoas e na comunidade. O secretário reiterou que esse quadro de positividade equivale a dizer que as chances de uma pessoa com sintomas gripais estar com a COVID-19 são de 39%, o que corresponde a quatro entre 10 pessoas. 

 

Carlos Eduardo Amaral orientou, dessa forma, que as pessoas que apresentem um quadro gripal devem redobrar os cuidados e ficar em casa em observação. "Toda pessoa com quadro gripal estável deve ficar isolado em casa. Se circularem, há chances de transmitir a COVID-19. Toda pessoa com quadro gripal tem que ficar em casa e, de preferência, isolada num quarto sem contato com familiares", disse.