Jornal Estado de Minas

CANCELAMENTO

Pela primeira vez, Ritápolis fechará Santuário de Santa Rita

Paróquia foi criada em 28 de abril de 1854, mais de um século antes da emancipação política de Ritápolis (foto: Gabriel Freire/Divulgação)

Quem já frequentou as ruas do pequeno município de Ritápolis, no Campo das Vertentes, em 22 de maio, jamais vai imaginar o vazio que a população de apenas 4,6 mil habitantes viverá nesta sexta-feira, quando se celebra o dia da padroeira Santa Rita de Cássia, inspiradora do nome da cidade. Pela primeira vez na história, a paróquia fechará o santuário para as dezenas de milhares de devotos em virtude da expansão do coronavírus, o que causará impacto financeiro negativo em 2020.



 

 

Diante da impossibilidade de receber fiéis de todo o país, a própria igreja se organizou para transmitir missas e novenas pelas redes sociais. Nesta sexta-feira, a paróquia realizará apenas duas celebrações, novamente veiculadas pela internet, mas sem a tradicional procissão luminosa à noite, que percorre toda a cidade, distante 210 quilômetros de Belo Horizonte.

Outros eventos também foram cancelados, como as visitas da imagem aos povoados, a procissão motorizada e o leilão de gados, uma das principais fontes de receita da festa.

 

O pároco da cidade, Adriano Tércio de Oliveira, entende que o mais importante é homenagear a padroeira em seu dia, mesmo com todos os esforços em controlar a COVID-19: "Está sendo uma experiência muito diferente, desafiadora, tendo que celebrar as atividades e as missas com portas fechadas, sem a participação dos fiéis. Aqui há um centro de peregrinação de um grande número de pessoas que vem ao santuário para agradecer, fazer seus pedidos e pagar suas promessas. É uma experiência única, que chega a ser triste, porque não temos a presença dos devotos, mas é um aprendizado para todos nós. Temos que tirar lições de crescimento, de amadurecimento, da nossa forma de viver a fé. Não estamos deixando de celebrar Santa Rita mesmo nesses tempos difíceis".

 

 

Com a suspensão das celebrações, a perda de arrecadação em todo o município – que vive essencialmente da pecuária, do artesanato e dos ganhos com a própria festa – torna-se uma preocupação. Em 2019, toda a festa gerou renda bruta superior a R$ 160 mil, recursos usados para a reforma da igreja e outras despesas da paróquia. A cidade recebe anualmente de 15 a 20 mil romeiros de várias partes do país.




Padre Adriano ressalta que, além da própria paróquia, várias pessoas da cidade perdem economicamente sem os festejos: "Temos um impacto grande para a paróquia e para a cidade como um todo. Se não for a maior, esta é uma das maiores do município, que gera uma renda muito grande. Neste ano, não teve nenhum tipo de atividade econômica. Aqui vem vendedores ambulantes, barraqueiros, leilões que ocorrem. O comércio também dobra suas vendas. Tudo foi prejudicado".


Para os devotos, o tempo é de celebrar o dia da padroeira de forma peculiar. José Benedito da Trindade, de 71 anos, é um dos músicos nas missas há mais de duas décadas e também toca na banda da cidade desde o começo dos anos 1960. Para ele, Ritápolis vive um clima jamais visto: "A festa é uma das mais importantes da região, no período em que recebemos um grande movimento de pessoas. Estamos há praticamente dois meses com a igreja fechada. As missas só têm a participação do pessoal da cerimônia. As pessoas que gostam da festa estão boquiabertas, com toda essa situação de não poder ir ao santuário. A cidade está vazia. Hoje é aquela coisa morta, sentida... O pessoal está sentindo muito".


O professor Otávio Augusto de Oliveira Vieira, de 40, vê pela primeira vez um ambiente sombrio nesta época do ano: "Maio é um mês muito cheio, com várias atividades, com leilão, visitas aos povoados com a imagem de Santa Rita e novenas. E este não está ocorrendo nada. As pessoas não podem vir ao santuário. Elas assistem às missas de suas casas. Ritápolis é uma cidade pequena, mas o movimento caiu totalmente com essa pandemia. O clima é muito ruim e triste".




Na visão da advogada Chimenne Gumarães, de 40, as orações serão fundamentais para superar o difícil momento do coronavírus, mesmo sendo feitas distante do santuário: "Todos estão tendo que viver um período diferente e demonstrar sua fé de dentro de suas casas. É um momento muito difícil onde todos queriam agradecer pelas graças alcançadas. Mas elas terão que ser feitas sem ir ao santuário, com muita fé e esperança para que tudo volte ao normal".

 

Registros antigos

 

Curiosamente, a paróquia de Santa Rita de Cássia é mais antiga que a própria emancipação política de Ritápolis, ocorrida em 1º de março de 1963. Registros históricos mostram que havia uma capela de Santa Rita no ano de 1726, quando o então povoado se chamava Santa Rita do Rio Abaixo e pertencia a São João del-Rei. A data oficial de criação da paróquia é 28 de abril de 1854. Em 2003, a matriz da cidade foi elevada a santuário.

 

Sem casos confirmados 


Ritápolis não registrou casos de coronavírus até o momento, mas a prefeitura vem controlando o acesso de visitantes de outras cidades por meio de barreira sanitária. O município também bloqueou várias outras entradas que servem de acesso para as comunidades rurais.