Jornal Estado de Minas

FRIO

Prepare-se: Defesa Civil de BH alerta para baixas temperaturas


A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta de baixa temperatura na capital válido a partir desta quarta-feira (6) até 12h de domingo, quando é comemorado o Dia das Mães.



De acordo com o órgão municipal, a baixa temperatura deve ser sentida nas primeiras horas da manhã, devido à atuação de uma massa de ar polar.

Recomendações

  • Hidrate-se;
  • Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
  • Realize atividades físicas utilizando agasalho;
  • Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, mantenha as janelas abertas para ventilação. Isso pode evitar propagação de doenças típicas desta época do ano;
  • Procure um especialista em caso de problemas respiratórios.

Fonte: Defesa Civil de BH

Tempestade em Minas

O boletim meteorológico divulgado pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) nesta quarta-feira (6) também aponta uma frente fria que avança hoje em parte do estado de Minas Gerais. “O sistema frontal avançará primeiramente pelas mesorregiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas”, diz a previsão.

De acordo com o Igam, no Triângulo Mineiro ocorrerá aumento de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas entre a tarde e noite. As pancadas serão fracas e de curta duração, porém há uma chance remota de ocorrer tempestade muito isolada na fronteira com São Paulo e Mato Grosso do Sul. Nas demais regiões como Uberlândia e Uberaba a chuva poderá chegar apenas à noite em forma de pancadas isoladas e fracas.



No Sul de Minas espera-se que a chuva ocorra apenas a partir da noite e próxima madrugada. Tempestades devem ser fortes nas cidades que fazem fronteira com o estado de São Paulo. Nestas, poderá acumular 15-30 mm até a manhã de quinta-feira (7).

Na tarde desta quarta, a Zona da Mata, principalmente na microrregião de Juiz de Fora, não se descarta a possibilidade de tempestades isoladas com possibilidade de granizo e vento forte entre 15h e 18h, devido à convergência de umidade e levantamento provocados por um fenômeno chamado de ‘cavado pré-frontal’.

A frente fria avançará com fraca atividade nas demais regiões, passando pela Região Central, Metropolitana, Campos das Vertentes e Norte apenas provocando aumento da nebulosidade com possibilidade remota de pancadas de chuva entre a madrugada e manhã de quinta (7).