(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas tem 62 mortes e 1.586 casos confirmados de COVID-19

A morte confirmada foi em Araguari. O epicentro da pandemia em Minas é Belo Horizonte que tem 11 óbitos


postado em 27/04/2020 10:00 / atualizado em 27/04/2020 11:27

(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
(foto: Leandro Couri/EM/DA PRESS)
 
O número de mortes pela COVID-19 passou de 61 para 62 em Minas Gerais, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta segunda (27).  Foi registrada a morte de uma mulher de 67 anos em Araguari. O número de casos confirmados subiu de 1.548 para 1.586 em comparação com o informativo de domingo (26).
 
 
 
Belo Horizonte é epicentro da pandemia no Estado com 548 casos confirmados e 11 mortes. A capital é seguida por Uberlândia com 88 casos confirmados e sete mortes e Juiz de Fora com 119 casos confirmados e três mortes. A SES confirmou casos da doença em 150 municípios e já foram registradas mortes em 27 deles.
 
 Na capital, o número de mulheres mortas pela doença supera ao de homens: mulheres de 82, 76, 92, 60, 72, 76, 66, 82 e homens de 66, 69 e 82 anos. Logo em seguida vem Uberlândia com cinco mortes (dois homens de 80 e 72 e três mulheres de  38, 61 e 65). O número de mortes entre homens e mulheres está bastante próximo, 32 homens e 30 mulheres

 
Também foram registradas duas mortes  nas cidades de Paraisópolis (duas mulheres de 79 e 88 anos), Pouso Alegre (dois homens, de 24 e 84 anos), Uberaba (dois homens, de 64 e 79 anos), Juiz de Fora (dois homens de 70 e 71 anos) e Contagem (duas mulheres de 64 anos e de 53).  
 
As cidades mineiras de Patos de Minas (homem 79 anos), Mariana (homem 44 anos), Ouro Fino (homem 72 anos), Montes Claros (homem 69 anos), Paraisópolis (mulher 88 anos), Varginha (homem 59 anos),  Divinópolis (mulher de 46 anos), São Sebastião do Paraíso (mulher de 72 anos), São Tomás de Aquino (homem de 34 anos), Patrocínio (homem 81 anos), Belmiro Braga (mulher de 76 anos), Belo Vale (homem de 95 anos), Governador Valadares (mulher e 75 anos),  Morro da Garça  (homem dde 58 anos), Novo Cruzeiro (mulher de 53 anos), Araxá (mulher de 89 anoa) e Araguari (mulher de 67 anos) tiveram, respectivamente, uma morte cada pela COVID-19.
 
 
Em Minas, a maior parte dos  casos confirmados é entre os homens, 782, enquanto 742 mulheres foram contaminadas pelo novo coronavírus. A maior parte dos casos confirmados, 76%, está na faixa etária de 20 a 59 anos. Acima dos 60 anos, considerada a faixa de risco, foram 306casos confirmados. A maior parte das mortes, 80%, foi de pessoas com idade acima de 60 anos.
 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemosCoronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)