(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CERVEJA CONTAMINADA

Caso Backer: Polícia Civil descarta sabotagem e investiga negligência

Perícias estão na 'reta final'. Corporação contabilizava 42 vítimas da intoxicação exógena, sendo que nove delas morreram


postado em 08/04/2020 15:32 / atualizado em 14/05/2020 20:32

A polícia contabilizava 42 vítimas da intoxicação exógena, sendo que nove delas morreram(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A polícia contabilizava 42 vítimas da intoxicação exógena, sendo que nove delas morreram (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
A Polícia Civil de Minas Gerais descartou a possibilidade de sabotagem como motivo da contaminação dos lotes de cerveja da Backer que provocaram nove mortes e intoxicaram 42 pessoas. Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (8), a corporação indicou que as perícias estão "na reta final".

"Neste momento, a linha de sabotagem foi descartada. Não evoluímos com essa linha de sabotagem. Ela foi retirada. A negligência é uma das linhas sendo investigadas", disse o delegado responsável pelo caso, Flávio Grossi.

Há algumas semanas, sabotagem, erro de procedimento na fábrica ou contaminação dolosa eram as três linhas nas quais a polícia se debruçava para desvendar a presença de substâncias tóxicas em lotes das cervejas da empresa mineira, cuja fábrica fica em Belo Horizonte.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de vazamento em tanques ou sistemas de refrigeração, o delegado apontou que "ainda não é o momento de se indicar".
 
Quanto à responsabilização pelos casos, em que, conforme a perícia, foi constatada a presença da substância tóxica dietilenoglicol (usada para refrigerar a bebida), o policial indicou que não se limitaria à empresa: "Não se fala em responsabilidade penal de pessoa jurídica, mas todos os envolvidos na produção cervejeira estão passíveis de ser investigados e responsabilizados".

As investigações estão "avançadas", segundo a autoridade. "Hoje, completamos três meses. As perícias estão em andamento e na reta final. Elas não pararam", disse.

Com relação ao número de vítimas, o delegado explica que se mantém em 42. "O que não impede que outras pessoas que se sentiram prejudicadas possam registrar a ocorrência e venham até a delegacia para as primeiras entrevistas e, quem sabe, para prestar depoimento", explicou.

Ainda que a incidência maior tenha sido a partir de dezembro de 2019, são investigados casos de meados de 2018 ao início de 2020.

Backer divulga nota


A cervejaria se posicionou por meio de nota."A Backer espera que as autoridades concluam as investigações o quanto antes e que forneçam respostas definitivas sobre o que ocorreu. Exceto a confirmação, pelo delegado do caso, de que a Backer jamais adquiriu dietilenoglicol, nenhuma informação oficial sobre o resultado das perícias técnicas foi comunicado à empresa até este momento. Após 90 dias de apurações, a fábrica encontra-se paralisada, o que leva apreensão aos seus funcionários, colaboradores e clientes." 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)