(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Laboratórios da UFMG iniciam exames para diagnóstico de coronavírus; público pode fazer teste

Universidade projeta análise diária inicial de 160 amostras e espera chegar a maio com capacidade para 1.600


postado em 02/04/2020 11:14 / atualizado em 03/04/2020 10:34

Laboratórios de pesquisa da UMFG darão apoio para realização de exames do novo coronavírus(foto: Douglas Magno/AFP)
Laboratórios de pesquisa da UMFG darão apoio para realização de exames do novo coronavírus (foto: Douglas Magno/AFP)
A partir desta quinta-feira (2), os laboratórios de pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais passam a realizar exames para diagnóstico da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. O processo de testes na UFMG foi habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em medida de apoio ao governo estadual diante da pandemia

O primeiro lote de exames recebido pela UFMG é composto por 160 amostras. Os testes serão direcionados ao centro de pesquisas em biotecnologia CT Vacinas, ao Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec), ao Laboratório de Vírus e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Dengue (INCT Dengue).  

“A nossa expectativa é a de que os nossos laboratórios executem de forma coordenada e com alto nível de qualidade os protocolos de testes exigidos por esses complexos diagnósticos. Nosso planejamento é inicialmente realizar o diagnóstico de 160 amostras por dia. Os insumos necessários nessa primeira etapa para a realização das análises são da própria UFMG e suficientes para o atendimento da demanda por 21 dias”, explicou o pró-reitor de pesquisa, Mário Montenegro Campos. 

A segunda fase do projeto, também amparado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), prevê a entrada de mais quatro laboratórios da UFMG: o Aquacen (Escola de Veterinária), o Laboratório de RNA de Interferência (ICB), o Laboratório Institucional de Pesquisa em Biomarcadores (Linbio), da Faculdade de Farmácia, e o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina

“Estamos implementando esse processo gradativamente. Os laboratórios da universidade são estruturas de pesquisa e precisamos ajustar alguns procedimentos internos para que possamos garantir que sejam realizados com a qualidade e eficiência que esses complexos testes requerem. A comunidade acadêmica e as nossas instalações estão aptas a contribuir neste momento tão crítico e delicado, que demanda de todos nós esforço para enfrentamento dessa pandemia”, complementou o pró-reitor. 
 
A UFMG estima que todos os laboratórios estarão em atividade conjunta até o dia 1º de maio. Com a ‘força-tarefa’ completa, a universidade projeta 1.600 testes do coronavírus por dia. 

Público geral



O Laboratório de Vírus da UFMG também receberá demandas do público em geral para exames de coronavírus, com valores abaixo do mercado. Os resultados ficam prontos em até um dia após a coleta do material. 



Coronavírus em Minas Gerais


De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quinta, Minas Gerais registra seis óbitos por  COVID-19 - três nas últimas 24 horas. Outras 53 mortes são investigadas. O estado tem 370 casos confirmados, além de 39.084 diagnósticos suspeitos


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)