Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

Brasileiros que estão na África do Sul começam a retornar ao Brasil nesta quarta-feira

África do Sul está com espaço aéreo fechado, o que tem dificultado volta dos brasileiros para casa (foto: RODGER BOSCH / AFP)
O primeiro grupo de brasileiros que estava retido na África do Sul, em meio à pandemia de coronavírus, embarca de volta ao Brasil na madrugada desta quarta-feira, 1º de abril. O voo partirá de Johanesburgo às 4h55, com destino a Guarulhos, em São Paulo. A confirmação foi feita pela Embaixada do Brasil, em Pretória. 



Os brasileiros retornarão em voo da empresa Latam, que tem uma permissão especial do governo sul-africano. O país está com o espaço aéreo fechado há vários dias.

O benefício foi concedido exclusivamente aos brasileiros que têm passagens da referida empresa e que estão em Johanesburgo. Por sua vez, os brasileiros que estão na Cidade do Cabo não tiveram a mesma sorte e terão de esperar por novas liberações de voos.

Nesta terça-feira, em pronunciamento, o embaixador brasileiro Nedilson Jorge informou que está em negociação para que um segundo voo seja liberado com destino ao Brasil.

Alívio

A brasileira Luciana Gaudio Martins Frontzek relatou ao Estado de Minas como foi o check-in em Johanesburgo. “Estou agora no check-in mais diferente que fiz na vida. O aeroporto abriu só para o nosso voo. O embaixador veio pessoalmente pedir desculpas por não terem podido fazer mais e desejar boa viagem. Foi o primeiro voo assim que conseguiram”.


Ansiedade

O anúncio mexeu com os brasileiros que estão na Cidade do Cabo. Eles estavam esperançosos de voltar para casa nesta quarta-feira, juntamente com o grupo de Johanesburgo.
Momento em que brasileiros fizeram check-in para deixar a África do Sul (foto: Luciana Gaudio Martins Frontzek/foto cedida ao Estado de Minas)

Ainda em espera na Cidade do Cabo, a advogada Marina Machado, de 27 anos, lamentou a falta de perspectiva de retorno ao Brasil.  “Eu vi o vídeo do anúncio da embaixada, na expectativa de que fosse ser anunciada a data que iríamos embora também. No entanto, o que ouvimos é que não existe uma previsão. Isso só me deixa mais angustiada. Mas fico feliz pelos que conseguirão embarcar e estarão em casa”.

Marina está na companhia do noivo Israel Catizani, de 29 anos.