(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: trânsito de ônibus e caminhões de mineração preocupa moradores de cidades mineiras

Habitantes de Conceição do Mato Dentro e Serro criaram campanha em rede social pedindo solução à Anglo American


25/03/2020 11:11

Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Mato Dentro(foto: Selma Aguiar/divulgação)
Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Mato Dentro (foto: Selma Aguiar/divulgação)

A circulação de ônibus e caminhões para o acesso à mineradora Anglo American, no município de Conceição do Mato Dentro, na região Central do Estado, provocou preocupação da comunidade sobre os riscos de propagação do coronavirus.

A apreensão também se estendeu ao município do Serro (vizinho a Conceição do Mato Dentro), onde um grupo moradores lançou campanha na rede social, pedindo solução para o problema.

As prefeituras de Conceição do Mato Dentro e do Serro adotaram uma série de medidas, incluindo barreiras sanitárias e restrições à circulação de pessoas, para impedir o avanço da Covid-19.

 

Na noite desta terça-feira, a Anglo American também anunciou diversas ações a redução dos riscos de transmissão do coronavirus entre seus funcionários Entre as providências adotadas está a substituição de micro-ônibus por ônibus maiores para o transporte dos trabalhadores e a ocupação de 50% da capacidade dos veículos. 

 

De acordo com informações dos moradores, divulgadas nas redes sociais, cerca de 300 caminhões e ônibus de trabalhadores da Anglo American circulam na região, passando pelo Serro e por Conceiçao do Mato Dentro. Os trabalhadores são levados para área de exploração da mineradora pela manhã e retornam para suas casas no fim do expediente. 

Sobrado da prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro(foto: Selma Aguiar/divulgação)
Sobrado da prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro (foto: Selma Aguiar/divulgação)

 

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, por meio de nota,  informou que, na noite de segunda-feira, o prefeito da cidade, José Fernando Aparecido (MDB), assinou um decreto com  “medidas adicionais” de prevenção ao contágio e enfrentamento da Covid-19.  “Como medida para conter o fluxo de pessoas na cidade, o decreto institui a implantação de barreiras sanitárias nos quatro acessos de entrada da cidade”, revelou.

 

De acordo com a prefeitura,  “o decreto veda o trânsito de trabalhadores de empresas privadas e de servidores públicos entre as cidades que residem ou qualquer outra cidade do país e o município de Conceição do Mato Dentro, ainda que a trabalho”.

Acrescenta que, “dessa forma, aqueles trabalhadores, sejam eles do setor privado ou público, que deixarem a cidade a partir desta data (terça-feira), estão proibidos de retornarem à Conceição do Mato Dentro e deverão realizar suas tarefas de forma remota, ou seja, em regime home office”.

 

Na prática, segundo a assessoria da prefeitura, o decreto não impede o deslocamento dos trabalhadores da Anglo American desde que circulem entre a cidade a mina. Por outro lado, se eles viajarem para outras cidades, não poderão retornar a Conceiçao do Mato Dentro. 

A Prefeitura da cidade também determina que o transporte de passageiros no município só pode ser feito dentro do limite de ocupação de 50% da capacidade máxima dos veículos com os passageiros sentados e com a janelas dos veículos abertas.

Serro

  

 

O prefeito do Serro, Guilherme Simões Neves (PTB), também adotou barreiras sanitárias na cidade, com profissionais de saúde abordando veículos que chegam e saem do  município pela MGC 259. Decreto assinado pelo prefeito do Serro também limita em 50% a ocupação dos ônibus, vans e taxis que circulam no município. 

Neves alegou não poder impedir a circulação de caminhões, ônibus e outros veículos na MGC 259.

Anglo American


 

Por meio de nota, a Anglo American informou que adotou uma série de medidas que visam impedir a propagação do coronavirus entre seus trabalhadores em comunidades vizinhas à mineração.  A empresa informou que, além da substituição dos micro-ônibus por ônibus, “para permitir maior espaçamento entre as pessoas, desde o dia 22 de março, todos os seus ônibus circulam com a lotação máxima de 50% da capacidade. Informou também que os veículos estão sendo higienizados duas vezes ao dia. 

Além disso, “os ônibus operam com janelas abertas quando possível. Ônibus fechados, com ar condicionado, são usados em percursos que possuem estradas de terra”, divulgou  Anglo American. 

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

 

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o coronavírus é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)