Jornal Estado de Minas

Coronavírus: Contagem terá consultas, exames e cirurgias eletivas suspensos

Em meio à pandemia de coronavírus, a Prefeitura Municipal de Contagem informou que, a partir deste domingo (22), estarão suspensas cirurgias eletivas, consultas e exames especializados de média e alta complexidade e risco cirúrgico no serviço público de saúde do município.



A decisão o objetivo de impedir a circulação de pessoas e frear a transmissão da COVID-19. Além de priorizar recursos para atender os pacientes com suspeita da doença.

Os agendamentos serão remarcados automaticamente sem a necessidade de o usuário ir até uma unidade de saúde. Segundo a prefeitura, eles serão contactados pelos prestadores de serviço de saúde, que vão orientá-los sobre o futuro agendamento. A unidade também deverá fornecer número de contato para que as pessoas possam tirar dúvidas.

Ainda de acordo com a prefeitura, o serviço de hemodiálise vai funcionar normalmente. “A gente está suspendendo todo e qualquer procedimento eletivo, salvo a hemodiálise e alguns casos de reabilitação. Os agendamentos que ainda não foram entregues às unidades já vão ser cancelados, e os pacientes voltam para a fila na posição deles. E os que já foram para as unidades também serão remarcados dentro da mesma prioridade. O usuário não vai precisar fazer nada”, explicou Yara Ariane Santiago Souza, superintendente de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem (SMS). 

*Estagiária sob supervisão da redação