(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Contagem decreta situação de emergência por causa do coronavírus

Aulas na rede pública municipal foram suspensas, assim como eventos de grande porte e atendimento ao público de alguns serviços. A recomendação é para que cinemas e academias fechem durante 15 dias


postado em 17/03/2020 11:39 / atualizado em 17/03/2020 14:10

Secretário de Saúde de Contagem, Cleber de Faria Silva (esq), e o prefeito Alex de Freitas falam sobre as medidas adotadas no município(foto: Reprodução da internet/Facebook)
Secretário de Saúde de Contagem, Cleber de Faria Silva (esq), e o prefeito Alex de Freitas falam sobre as medidas adotadas no município (foto: Reprodução da internet/Facebook)


A prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência para combater a pandemia provocada pelo coronavírusEm Minas Gerais já são seis casos, um deles na capital, mas ainda não há registros no município vizinho. 

O prefeito Alex de Freitas (sem partido) já havia publicado um Decreto nº 1.510 nessa segunda-feira listando as medidas de segurança, mas segundo a prefeitura, hoje foi feita a publicação completa do conteúdo. 

Entre outras medidas estão a realização compulsória da exames médicos, testes, vacinação e outras medidas profiláticas em relação ao contágio do vírus que provoca a COVID-19, dispensa de licitação para aquisição de insumos para o enfrentamento de emergência em saúde pública, e criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Contagem COVID-19), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, para monitorar a emergência. 

Em vídeo divulgado ontem, prefeito e secretário de Saúde de Contagem falam sobr as medidas



O decreto também suspende as aulas na rede de ensino de Contagem a partir desta quarta-feira, 18 de março, por tempo indeterminado. Também não serão realizados eventos esportivos, governamentais, culturais, políticos e até religiosos com público igual ou superior a 200 pessoas em espaçõs públicos e 100 em espaços fechados. 

Feiras livres, visitas a parques, casas de cultura, atividades de ONGs, reuniões de associações e conselhos, e atendimento ao público em órgãos como Procon, Receita Municipal e Sine também foram suspensos. 

A prefeitura de Contagem também recomenda o fechamento de academias e cinemas por 15 dias a partir de amanhã, "devido à alta rotatividade diária de pessoas nestes locais, ainda que em um mesmo instante não haja público superior a 100 (cem) pessoas". 



Os três restaurante populares da cidade, nos bairros Ressaca, Eldorado e Nova Contagem também serão fechados. 

Também há mudanças no atendimento em saúde. Para evitar aglomeração de pessoas nas unidades, as receitas médicas passarão a ter validade de 90 dias. Haverá restrição nas visitas aos pacientes internados no Complexo Hospitalar Municipal e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pessoas com idade a partir de 60 anos, gestantes e imunossuprimidos. Veja mais detalhes no decreto na íntegra disponível no portal da Prefeitura de Contagem


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)