A prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decretou situação de emergência para combater a pandemia provocada pelo coronavírus. Em Minas Gerais já são seis casos, um deles na capital, mas ainda não há registros no município vizinho.
Leia Mais
Coronavírus: Nova Lima declara Situação de Emergência após 1º caso da doençaCoronavírus: os tropeços que pacientes enfrentam em postos de saúde de BHIsole os boatos sobre o coronavírus e fique por dentro do que é verdade e mentiraCoronavírus: Varginha decreta situação de emergência em saúde públicaCoronavírus: Maitê Proença faz vídeo ensinando 'receita' de álcool em gel e especialistas criticam Alexandre Kalil cria comitê de enfrentamento ao coronavírusEntre outras medidas estão a realização compulsória da exames médicos, testes, vacinação e outras medidas profiláticas em relação ao contágio do vírus que provoca a COVID-19, dispensa de licitação para aquisição de insumos para o enfrentamento de emergência em saúde pública, e criação de um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE Contagem COVID-19), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, para monitorar a emergência.
Em vídeo divulgado ontem, prefeito e secretário de Saúde de Contagem falam sobr as medidas
O decreto também suspende as aulas na rede de ensino de Contagem a partir desta quarta-feira, 18 de março, por tempo indeterminado. Também não serão realizados eventos esportivos, governamentais, culturais, políticos e até religiosos com público igual ou superior a 200 pessoas em espaçõs públicos e 100 em espaços fechados.
Feiras livres, visitas a parques, casas de cultura, atividades de ONGs, reuniões de associações e conselhos, e atendimento ao público em órgãos como Procon, Receita Municipal e Sine também foram suspensos.
A prefeitura de Contagem também recomenda o fechamento de academias e cinemas por 15 dias a partir de amanhã, "devido à alta rotatividade diária de pessoas nestes locais, ainda que em um mesmo instante não haja público superior a 100 (cem) pessoas".
Os três restaurante populares da cidade, nos bairros Ressaca, Eldorado e Nova Contagem também serão fechados.
Também há mudanças no atendimento em saúde. Para evitar aglomeração de pessoas nas unidades, as receitas médicas passarão a ter validade de 90 dias. Haverá restrição nas visitas aos pacientes internados no Complexo Hospitalar Municipal e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para pessoas com idade a partir de 60 anos, gestantes e imunossuprimidos. Veja mais detalhes no decreto na íntegra disponível no portal da Prefeitura de Contagem.