(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH orienta servidores sobre como agir para diminuir impactos do coronavírus

Além de vetar viagens para países onde há transmissão sustentada da doença, nota enfatiza cuidados com a limpeza e higiene das mãos


postado em 17/03/2020 10:13 / atualizado em 17/03/2020 10:49

Secretaria de Estado de Saúde decreta situação de emergência como umas das medidas para contenção do coronavírus(foto: Crédito: Marcus Ferreira)
Secretaria de Estado de Saúde decreta situação de emergência como umas das medidas para contenção do coronavírus (foto: Crédito: Marcus Ferreira)
A Secretaria  de Saúde de Belo Horizonte está orientando, por meio de nota, a todo o staff de primeiro escalão da administração pública da capital a adotar medidas para minorar entre servidores, diretos e indiretos, os impactos da epidemia do novo coronavírus na cidade.

A primeira resolução é de não autorizar viagens internacionais para países onde  há “transmissão sustentada da doença”.  O texto lembra que essa lista está sendo atualizada diariamente e pode ser encontrada no site.

Os servidores que retornaram de viagens internacionais com sintomas da doenças ( febre, dor de garganta, espirro, coriza e tosse) não devem  fazer quarentena, mas, primeiro, ser  encaminhadas  a Unidade de Saúde Básica (UBS) para obter orientação condizente com seu quadro clínico.

Além disso, orienta a retirada de bebedouros com ingestão direta de água pela boca. Ficando apenas aqueles que permitam o uso de copos, garrafas e similares.

Também pede que os servidores e usuários dos serviços públicos sejam orientados  em relação à higiene das mão, com disponibilização de água e sabão para tanto. Ambientes ventilados também são destacados na nota.

A nota enfatiza também cuidados no uso de copos, pratos, talheres e outros utensílios, que devem ser de agora em diante de uso particular. 

Notificação

O texto da secretaria de Saúde  esclarece ainda que prestadores de sérvios da PBH devem estar atentas a esclarecer seus funcionários sobre os riscos  da Covid-19, que é o nome  científico da doença que atinge o trato respiratório, com sintomas de febre,  dificuldade respiratória, coriza, dores pelo corpo e  outros sintomas.
A secretaria alerta que para os gestores dessas empresas  notifiquem a administração  publica quando houver  pacientes com sintomas do Covid-19 .

Limpeza

O ambiente de trabalho é outro ponto de destaque da nota: solicitando aos gestores que fiquem atentos á limpeza diárias de todos recintos, em especial aqueles  de uso comum, móveis, computadores, maçanetas, banheiros etc.

Etiqueta  respiratória e eventos

A nota lembra ainda dos cuidados que se deve ter ao tossir  e espirrar: usando o antebraço para tanto e lenços de papel descartáveis.


Gestante e ar condicionado

As gestante não devem ter contato direto com o público  externo, devendo ser direcionadas  para outras atividades.
Em relação ao ar condicionado, a Secretaria de Saúde orienta para  os gestores promovam a “manutenção correta dos aparelhos”. 

Por fim, a nota, a nota alerta que a evolução epidemiológica de pandemias é  “muito  dinâmicas e que medidas devem ser ajustadas a qualquer momento”. Para tanto, destaca a nota, essas atualizações devem ser acompanhadas por meio deste site.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)