Jornal Estado de Minas

PBH orienta servidores sobre como agir para diminuir impactos do coronavírus

A Secretaria  de Saúde de Belo Horizonte está orientando, por meio de nota, a todo o staff de primeiro escalão da administração pública da capital a adotar medidas para minorar entre servidores, diretos e indiretos, os impactos da epidemia do novo coronavírus na cidade.



A primeira resolução é de não autorizar viagens internacionais para países onde  há “transmissão sustentada da doença”.  O texto lembra que essa lista está sendo atualizada diariamente e pode ser encontrada no site.

Os servidores que retornaram de viagens internacionais com sintomas da doenças ( febre, dor de garganta, espirro, coriza e tosse) não devem  fazer quarentena, mas, primeiro, ser  encaminhadas  a Unidade de Saúde Básica (UBS) para obter orientação condizente com seu quadro clínico.

Além disso, orienta a retirada de bebedouros com ingestão direta de água pela boca. Ficando apenas aqueles que permitam o uso de copos, garrafas e similares.

Também pede que os servidores e usuários dos serviços públicos sejam orientados  em relação à higiene das mão, com disponibilização de água e sabão para tanto. Ambientes ventilados também são destacados na nota.


A nota enfatiza também cuidados no uso de copos, pratos, talheres e outros utensílios, que devem ser de agora em diante de uso particular. 

Notificação

O texto da secretaria de Saúde  esclarece ainda que prestadores de sérvios da PBH devem estar atentas a esclarecer seus funcionários sobre os riscos  da Covid-19, que é o nome  científico da doença que atinge o trato respiratório, com sintomas de febre,  dificuldade respiratória, coriza, dores pelo corpo e  outros sintomas.
A secretaria alerta que para os gestores dessas empresas  notifiquem a administração  publica quando houver  pacientes com sintomas do Covid-19 .

Limpeza

O ambiente de trabalho é outro ponto de destaque da nota: solicitando aos gestores que fiquem atentos á limpeza diárias de todos recintos, em especial aqueles  de uso comum, móveis, computadores, maçanetas, banheiros etc.

Etiqueta  respiratória e eventos

A nota lembra ainda dos cuidados que se deve ter ao tossir  e espirrar: usando o antebraço para tanto e lenços de papel descartáveis.




Gestante e ar condicionado

As gestante não devem ter contato direto com o público  externo, devendo ser direcionadas  para outras atividades.
Em relação ao ar condicionado, a Secretaria de Saúde orienta para  os gestores promovam a “manutenção correta dos aparelhos”. 

Por fim, a nota, a nota alerta que a evolução epidemiológica de pandemias é  “muito  dinâmicas e que medidas devem ser ajustadas a qualquer momento”. Para tanto, destaca a nota, essas atualizações devem ser acompanhadas por meio deste site.