Jornal Estado de Minas

''Zombaram de mim'', diz mulher que usou máscara em evento na Savassi

Rita usou máscara durante evento na Savassi (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

 
Centenas de pessoas compareceram ao Saint Patrick's Day, na Savassi, Região Centro-Sul da capital mineira, mas somente uma delas foi localizada pela reportagem com mascara cirúrgica, relacionada à proteção contra o novo coronavírus, causador da COVID-19. O evento aconteceu na tarde deste domingo (15), na Avenida Getúlio Vargas, entre a Avenida do Contorno e a Rua Alagoas.



A única pessoa avistada pela reportagem com o adereço foi a agente de viagens, Rita de Cassia Nunes Conde, que ainda revelou que algumas pessoas zombaram por ela estar de máscara. "Tenho diabetes e estou me precavendo. E é esquisito porque as pessoas acham que eu é que estou errada, mas sei que eu é que estou certa, pois estou protegendo a mim e a outras pessoas", frisa. 
 
 
 
Houve distribuição de álcool-gel nas portas dos banheiros para quem pedisse. Uma atendente borrifava o produto na mão das pessoas. 
 
Mesmo diante de todos os cuidados dos órgãos públicos, das instituições de educação e dos hospitais diante dos riscos de proliferação do novo coronavírus, a organização do St. Patrick's Day confirmou que o evento aconteceria neste domingo. 
  
(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
 
Segundo os organizadores, o evento é totalmente aberto, na rua, ao contrário dos shoppings, que mesmo se tratando de ambientes fechados abrem normalmente no domingo. 


 
Outro argumento da organização é que ainda não há “orientação específica dos órgãos responsáveis do município pedindo o cancelamento de eventos para este final de semana”. 

Máscara é uma boa?


Não para os infectologistas do Hospital Israelita Albert Einstein. Vivian Avelino Silva, profissional da unidade, explica que a proteção não evita que uma pessoa seja infectada, só impede que um já enfermo transmita a doença para outras pessoas.

O desespero em busca do item pode, segundo ela, até mesmo prejudicar quem realmente precisa das máscaras, diante do aumento da demanda pelo produto. 
 
Com informações de Gabriel Ronan