Jornal Estado de Minas

Escola de Conselheiro Lafaiete perto de mina da Vale tem aulas suspensas



As aulas da Escola Municipal Meridional, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central de Minas Gerais, estão suspensas a partir de segunda-feira, 9 de março. A interrupção se deve à estabilidade de uma pilha de estéril (rejeitos) de uma mina de manganês da Vale que fica atrás da instituição. 





O anúncio foi feito pelo prefeito do município na tarde deste sábado. Em vídeo, Mário Marcus (DEM), ao lado de outras autoridades, comunica a decisão aos moradores. A questão foi tema de reuniões na sexta-feira e neste sábado. 



O comunicado foi publicado na página da prefeitura no Facebook, acompanhado de uma nota. “A empresa se comprometeu com o Município apresentar já na próxima semana alternativas de alocação provisória dos alunos em outro estabelecimento de ensino, visando garantir a continuidade das aulas sem prejuízo aos mesmos”, diz a nota. “Nas tratativas com a empresa ficou firmado o compromisso da doação ao município de um terreno e a construção uma nova escola na região pela mesma”, diz o texto.



A Defesa Civil municipal também se pronunciou por meio de uma nota.  “A medida – de caráter preventivo – foi adotada em função da reavaliação técnica de uma pilha de estéril que fica localizada nos fundos das instalações da escola. A Defesa Civil Municipal e os demais órgãos municipais estão mantendo diálogo constante com o empreendedor com vistas ao retorno o mais breve possível das aulas em um outro estabelecimento a ser definido e que atenda as condições de conforto e segurança”. 

A Vale, por sua vez, informou que a análise das condições do trecho estão em andamento e que dará toda assistência à comunidade escolar até que a situação seja normalizada. 
(foto: Vale/Divulgação)