Jornal Estado de Minas

Confins recebe mais um voo com brasileiros deportados dos EUA

Mais um voo trazendo brasileiros deportados dos Estados Unidos tem previsão de pouso na tarde desta quarta-feira no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana da capital. Somente neste ano, o terminal já havia recebido outros três voos com brasileiros que não foram admitidos nos EUA.



 

Sem entrar em maiores detalhes, a Polícia Federal (PF) informou, por meio de nota, que o voo trará 94 brasileiros. A corporação também ressaltou que voos com essas características “podem se tornar frequentes”.

 

De acordo com a nota, “caberá à Polícia Federal realizar os procedimentos de controle migratório, uma de suas competências definidas pela Constituição da República”.

 

O primeiro voo com brasileiros deportados pousou em Confins em outubro de 2019, com 70 pessoas. O segundo voo foi registrado em janeiro deste ano, com número de passageiros não revelados. O terceiro, no dia 7 de fevereiro, trazia 130 deportados. Uma semana depois, mais um voo chegou, trazendo 80 pessoas, boa parte delas crianças e adolescentes.

 

O desembarque de deportados não era aceito pelo Brasil desde 2006. A mudança de postura foi colocada em prática pelo governo desde o ano passado.