(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão na ALMG aprova reajuste salarial para todas as categorias do funcionalismo

A emenda foi incorporada ao projeto do governador Romeu Zema (Novo) que reajusta o salário dos servidores da área da segurança pública


postado em 18/02/2020 19:29 / atualizado em 18/02/2020 20:15

Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO)(foto: Sarah Torres/ALMG )
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) (foto: Sarah Torres/ALMG )
A comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG), aprovou na noite desta terça-feira (18), por 4 votos a 3, uma emenda que reajusta o salário de todas as categorias do funcionalismo estadual.
 
A emenda foi incorporada ao projeto do governador Romeu Zema (Novo) que reajusta o salário dos servidores da área da segurança pública. O reajuste até 2022 será de 41,7% para policiais, bombeiros e outros servidores da segurança.  O texto será votado em segundo turno no plenário da Assembleia nesta quarta-feira (19).
 
O líder do bloco governista, deputado Gustavo Valadares (PSDB), lamentou a apresentação da emenda e citou dificuldades financeiras do estado como obstáculo para conceder o reajuste para todas as categorias. "Não somos contrários às demandas das demais classes dos servidores, mas a real situação financeira do estado não permite que isso aconteça", afirmou o tucano.
 
Valadares disse que o governo não se compromete a sancionar o projeto com reajuste amplo, caso o texto seja aprovado no plenário nesta quarta-feira (19).
 
Autora da emenda, com outros deputados, Beatriz Cerqueira (PT) afirmou que a intenção do texto era incluir servidores que foram"ignorados pelo governador". "Essa é uma construção coletiva de colegas de partidos diferentes partidos. Ela garante a inclusão de mais de 70% do funcionalismo que o governador optou por excluir", disse Beatriz.
 
A emenda prevê reajustes escalonados para servidores da educação, saúde, universidades estaduais, administração e outras áreas do governo. Para a área da educação, o reajuste é de mais de 30% até 2022. Para a maioria dos outros cargos, o percentual do aumento é de 28,84%.  "Usamos um estudo da própria Secretaria de Planejamento sobre as perdas acumuladas pelas categorias nos últimos anos", explicou a deputada petista.
 
Os deputados representantes dos servidores da segurança criticaram a emenda e afirmaram que o texto seria inconstitucional. "Essa é a emenda da demagogia. Estão fazendo milhares de servidores de massa de manobra. Tudo para colocar o governador em uma saia justa", afirmou o deputado Coronel Sandro (PSL).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)