Jornal Estado de Minas

Fila no Detran da Gameleira dobra o quarteirão; atendimento voltou ao meio-dia

É grande a fila de carros na sede do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), no Bairro Nova Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira. Segundo o órgão, os serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documentos de veículos no Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), suspensos ontem, foram restabelecidos a partir do meio-dia desta terça.



Em nota, o órgão informou que "em razão da transição para o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV), a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) está realizando a etapa final de atualização e testes no sistema, a fim de que seja feito o gerenciamento das informações da frota de veículos do estado". 
o Detran também informou que os prazos serão prorrogados para as transferências de propriedade que venceram no período equivalente do processo de atualização do sistema.

Transtorno

A suspensão ontem gerou descontentamento nos motoristas de Belo Horizonte. O departamento só avisou a população sobre a suspensão dos serviços envolvendo o novo padrão de Placas de identificação Veicular (PIV), no fim da tarde de domingo, horas antes da abertura do local, por meio de uma nota publicada em seu site.

Fila dobrava dois quarteirões na manhã desta terça-feira (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A/Press)

O Detran creditou a suspensão a um problema no sistema de informática do órgão. “O sistema de informática passa por uma adequação por meio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). O objetivo é otimizar o gerenciamento das informações da frota de veículos do estado, e nenhuma transação poderá ser feita durante o período de suspensão”, explicou em nota. A previsão é de que o sistema volte a funcionar ainda hoje, mas ontem ainda não havia certeza dos diretores do órgão sobre o retorno.



Os processos iniciados até o dia 13, com ficha de cadastro emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), no interior. Além disso, as transferências de propriedade que venceram no dia 14 e ontem terão prazos prorrogados pelo mesmo período da atualização do sistema.

Na teoria, se não fosse o problema no sistema, a adoção do novo padrão de placas de identificação veicular (PIV) valeria desde ontem. O chamado modelo padrão Mercosul será obrigatória no primeiro emplacamento. Veículos com a placa antiga ainda podem circular pelas ruas. A transição para o novo padrão também será exigida quando houver transferência de estado ou município, além de mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à placa antiga. A nova placa apresenta fundo branco com uma faixa azul na parte superior como padrão. O logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira do país também são novidades. (Com Pedro Lovisi*)