Jornal Estado de Minas

Drones são usados no combate à dengue em Brumadinho; veja o vídeo



A Secretaria Municipal de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e a mineradora Vale, voltaram a usar drones para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. 



Os equipamentos são usados para sobrevoar os bairros da cidade identificando focos de água parada que podem ser criadouros do mosquito. As localizações são repassadas à vigilância epidemiológica. Depois da aprovação da equipe, o produto usado para combater as larvas é acoplado ao drone e lançado no local identificado. O produto não contamina o meio ambiente. 

A ação não substitui as inspeções periódicas que cada morador deve realizar no interior dos imóveis. Boa parte dos lugares onde o mosqui se prolifera estão em casas e quintais, como caixas d'água, piscinas abandonadas, calhas.



Segundo a Vale, as ações começam em Córrego do Feijão e Pires, a partir do dia 10 de fevereiro e vão até 14 do mesmo mês, em Tejuco, de 17 a 21, e Parque da Cachoeira, entre os dias 24 de fevereiro e 6 de março.

As ações começaram no ano passado, quando foram identificados 1.184 criadouros e as ações contaram com 40 profissionais entre agentes de saúde, técnicos e responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde e da Vale.