Jornal Estado de Minas

FOLIA

Forró e carnaval no ensaio em BH

(foto: Marcos Vieira/em/d.a press)


A proximidade do carnaval motivou muita gente ontem a despejar o glitter no rosto e sair em busca de um batuque para fechar o fim de semana. E não faltaram opções de ensaios de blocos pelas nove regionais da capital mineira, para todos os gostos. No início da tarde, teve o ensaio do bloco Pisa na Fulô, na Praça Pisa na Fulô, no Bairro Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte. Trata-se um de grupo de percussionistas que decidiu mesclar duas paixões nacionais: forró e carnaval. Assim nasceu o bloco, que montou sua bateria com zabumba, triângulo e agogô de coco.



O bloco estava animado e reuniu pessoas de todas as idades. A publicitária Lígia Campolina, de 25 anos, tirou os acessórios e a purpurina no armário para curtir a tarde no ensaio. “O meu carnaval começou em novembro. Eu amo a folia, toco xequerê em vários blocos e gosto muito do Pisa na Fulô.” Ela contou que, tradicionalmente, o Pisa na Fulô fecha a semana de carnaval ao se apresentar na noite de terça-feira. “É para se acabar. Eu não costumo sair na quarta-feira, então fecho meu carnaval nesse bloco. É uma vibe maravilhosa, muita gente legal”, recomendou.
(foto: Marcos Vieira/em/d.a press)
 
O sol até apareceu no início da manhã, mas a chuva voltou a ameaçar durante a apresentação do bloco. Mas isso não desanimou as dezenas de foliões. “Faça sol ou faça chuva, eu vou para o carnaval. Mas ainda estou me recuperando de uma sinusite. Isso porque meu carnaval começou há três meses”, brincou. Os estudantes Ana Paula Santiago, de 20, e Felipe Ribeiro, de 23, levaram a cadela para passear e curtir o forró. “Começou hoje (ontem). Chegamos de Montes Claros (Norte de Minas) e esse é o primeiro ensaio que vou”, contou Ana. “Para mim, carnaval começa quando as pessoas começam a se reunir em praças públicas e ocupam os lugares da cidade. Não tem data marcada para começar. Infelizmente, só para acabar”, disse. 
 
 


AGENDA

Ontem, também ocorreu os ensaios gratuitos como o do Bloco do seu Bento à Dona Lúcia, o do bloco Não Acredito que te Beijei e o do bloco Garota eu vou pro Califórnia. Outros ocorreram em eventos fechados para arrecadar dinheiro e colocar o bloco na rua, como Funk You convida Filhos da PUC e Bloco fúnebre. Neste ano, segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), serão 453 blocos de rua cadastrados a desfilar pela cidade.



Os amantes do carnaval podem ficar de olho na agenda dos blocos porque nesta semana terá mais. O Bloco Turu Turo ensaia todas as quintas-feiras, às 18h30, na Praça da Estação (Centro). O ensaio é gratuito. Também ocorre às quintas o ensaio do Quem é essa aí, papai?, às 19h, na Avenida do Contorno, 6.342, na Savassi (Região Centro-Sul). Gratuito, com retirada de ingressos pelo Sympla. O Bloco Alalaor se reúne na mesma data, às 19h na Praça Guimarães Rosa, Cidade Nova (Região Nordeste). Confira a programação completa no www.em.com.br.