Jornal Estado de Minas

Proprietários que tiveram imóveis danificados pela chuva podem pedir isenção do IPTU

Após as fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte nos últimos dias, moradores que tiveram imóveis afetados podem solicitar a isenção do pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).



 

Desde que comprove a responsabilidade pelo pagamento do imposto, o titular do imóvel ou locatário pode pedir o perdão do IPTU. O morador afetado deve informar à Prefeitura quais foram as perdas materiais sofridas para conseguir a compensação do prejuízo, ainda que parcialmente.

 

O prazo máximo é de 180 dias após a causa do prejuízo, para que o proprietário requeira a isenção. A Secretaria Municipal da Fazenda terá 90 dias para analisar o pedido, concluir e enviar a resposta sobre a solicitação de remissão.

 

Passo a passo

 

 - O contribuinte que se sentir prejudicado pelas chuvas deve solicitar a visita da Defesa Civil de Belo Horizonte, pelo telefone 199, para fazer a avaliação do imóvel afetado e emitir o laudo técnico que terá um número de protocolo. 



 

- O proprietário do imóvel ou locatário deve preencher e imprimir duas vias do formulário de requerimento da remissão do IPTU. O formulário está disponível no portal da Prefeitura. 

 

- Além das duas vias do formulário e do número de protocolo do laudo técnico da Defesa Civil, o proprietário do imóvel deve levar a documentação (lista abaixo) nos guichês da Secretaria Municipal de Fazenda no BH Resolve: avenida Santos Dumont, 363, Centro. O BH Resolve funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. 

 

- No caso de imóvel locado, o locatário será considerado pessoa legítima a requerer a concessão do benefício, desde que comprove que assumiu o ônus financeiro de pagamento do IPTU do referido imóvel.

 

Documentação que deve ser apresentada no BH Resolve 

 -Pessoa física: apenas para conferência de assinatura, documento de identidade ou fotocópia autenticada. 

 

-Pessoa jurídica: apenas para conferência, o contrato social com todas as possíveis alterações, demonstrando a cláusula que fala sobre a administração da pessoa jurídica e a assinatura do representante legal. administração da pessoa jurídica e a assinatura do representante legal.