Jornal Estado de Minas

Defesa Civil de Contagem ainda não foi a todas as vilas atingidas por temporal


A Defesa Civil de Contagem ainda não conseguiu chegar a todas as nove vilas atingidas pelo temporal do último domingo. De acordo com o coordenador do órgão público, Samuel Martins Lara, equipes de outros municípios darão apoio a partir desta quarta-feira.


A estimativa são de mais de 200 famílias em áreas de risco. Ontem, a prefeitura deu início ao cadastramento para o Bolsa Aluguel. Um plantão de atendimento foi montado na Secretaria Municipal de Educação para dar suporte às vítimas.

“Já há pessoas que já estão aptas a procurar moradia em local seguro e, no final do mês, apresentar um contrato de aluguel para receber os recursos no fim do mês”, explica.

Ele reconhece, entretanto, a dificuldade de atender a todos os atingidos, em razão da extensão dos danos. “São nove vilas de Contagem atingidas. A Defesa Civil ainda não conseguiu chegar a todas. Sabemos que o momento é difícil, mas pedimos paciência”, diz Lara.

Morador da Vila Barraginha, Romildo Nunes Nascimento teve a casa interditada pela Defesa Civil e está abrigado na Escola Municipal Pedro Alcântara Júnior.

“Já fizeram o papel falando que daqui a 10 dias é para eu ligar para conseguir a bolsa”, conta o morador. “Dá muita tristeza ver assim uma casa que custou muitos anos pra gente construir. Mas não podemos xingar a natureza de Deus. Deus sabe de todas as coisas”, disse.

A prefeitura decretou situação de emergência para agilizar a captação de recursos destinados aos reparos e atendimento às famílias afetadas.

Por enquanto, famílias estão em abrigos provisórios, a Escola Municipal Virgílio De Melo Franco, na Vila São Paulo, e a Escola Municipal Pedro de Alcântara Junior, no Bairro Jardim Industrial, e na casa de familiares e amigos.