(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SHOW DE FOGOS

É hoje: confira melhores pontos para apreciar fogos no Réveillon da Alterosa

Festa na Lagoa da Pampulha começa às 19h desta terça-feira. Embora show possa ser visto de toda a orla, quatro pontos principais concentrarão maior infraestrutura para visitantes


31/12/2019 04:00 - atualizado 31/12/2019 08:46

Fogos com 150 tipos de efeitos serão disparados de oito plataformas na lagoa
Fogos com 150 tipos de efeitos serão disparados de oito plataformas na lagoa (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)


Uma explosão de novidades para celebrar a transição do ano e as três décadas de um espetáculo de sucesso. O Réveillon da TV Alterosa, a mais tradicional festa para saudar a chegada do novo ano, celebra sua 30ª edição recheado de inovações. A Lagoa da Pampulha receberá 12 minutos de cores e brilho, com mais de 150 efeitos para recepcionar 2020 com o que há de mais moderno em shows pirotécnicos. Wellington Oliveira, proprietário da Multfogos, empresa responsável pelo espetáculo, informa que haverá fogos japoneses, que permitem aos espectadores terem a mesma visão, independentemente de onde estejam em relação ao ponto de lançamento. Também compõem o cardápio artefatos nacionais e chineses, que têm tradição milenar nessa área.

Com detonações cujos efeitos alcançam até 75 metros de altura, os fogos poderão ser vistos ao longo de toda orla da Pampulha e em muitos outros pontos da cidade. “As bombas japonesas têm efeito no formato de uma cruz de malta. Em uma única peça, teremos cores diferentes: verde e amarelo; vermelho e prata; limão e laranja. De qualquer ângulo pode-se ver o mesmo formato”, explica Wellington. Entre os lançamentos desta edição estão artefatos com efeitos em formato de cometa e de chuva dourada. Novidades que se somam a efeitos clássicos, proporcionados por candelas e morteiro de até oito polegadas. Ao todo, haverá combinação de mais de uma centena e meia de efeitos, escolhidos especialmente para o evento.

Toda a estrutura para a queima de fogos nesta noite já está posicionada ao longo da Lagoa da Pampulha. Foram instaladas quatro balsas e quatro flutuantes. Das plataformas maiores partem fogos durante os 12 minutos. Os flutuantes são acionados para acrescentar efeitos específicos, com objetivo de dar mais brilho ao show. “Serão seis momentos específicos do espetáculo, em que balsas e flutuantes atuam em sintonia total”, afirma Wellington.

O público poderá escolher entre diferentes pontos estratégicos para assistir ao show pirotécnico. Os quatro principais serão o vertedouro, a Praça de Iemanjá, a Casa do Baile e a praça da Igreja São Francisco de Assis. Esses locais serão providos de reforço de iluminação, banheiros químicos, serviço médico e comercialização de alimentos e bebidas.
 
Da Bahia, a família de Marlene Rebouças escolheu BH para curtir o show da virada e outras atrações
Da Bahia, a família de Marlene Rebouças escolheu BH para curtir o show da virada e outras atrações (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
 
RITOS DE PASSAGEM
Há cinco anos responsável pela montagem do Réveillon da TV Alterosa, Wellington Oliveira lembra que os fogos marcam o ritual de passagem. “O sucesso está relacionado a fatores culturais e religiosos. Na virada do ano são várias as tradições. Tem quem comemore a entrada de um novo período com votos de esperança e de fé, para que ano comece brilhando. Há aqueles que, por questões pessoais, querem ver os últimos minutos do ano explodindo. É uma virada de ciclo. A queima de fogos é sinônimo de brilho e alegria. É festa”, avalia. Ele convida toda a população a apreciar o espetáculo, preparado com exclusividade para o Réveillon Alterosa. “É um esforço gigante. É muito interessante que a população venha curtir aqui a entrada de 2020. E milhares de pessoas aceitam esse chamado.”

A beleza e a magnitude do espetáculo pirotécnico na Lagoa da Pampulha foram fatores decisivos para que uma família de baianos do município de Santo Antônio de Jesus, a 110 quilômetros de Salvador, pudesse decidir onde passar o réveillon. “Estudamos, pesquisamos pela internet e vimos que Belo Horizonte tinha muitas atrações por perto e uma bela festa de ano-novo”, disse o funcionário público Marlei André Ferreira, de 40 anos.

Ontem, ele fez com familiares um reconhecimento da orla da lagoa da Pampulha, passando pela Igreja São Francisco de Assis e pelo Museu de Arte Moderna, para ver o cenário que abrigaria os fogos. O grupo viajou 1.235 quilômetros e tem gostado do que viu. “Fomos ao Museu Inhotim e gostamos bastante. Após a festa da virada, queremos passear pelas cidades históricas. Estamos nos divertindo muito. Aqui há muitas opções e um patrimônio muito belo”, considera o também funcionário público Miguel Gonçalves, de 40.

A matriarca da família, a aposentada Marlene Barreto Rebouças, de 66, resume os pedidos para que 2020 seja melhor do que 2019. “Desejamos sobretudo saúde para todos, paz e respeito. Torcemos para que este ano que entra seja melhor e passando aqui, todos juntos, entre as pessoas que gostamos, com a nossa família, damos um passo muito importante para isso”, disse a aposentada.

O jornalista ipatinguense Fernando Mendanha, de 35, tem uma afeição especial pelo Réveillon da Alterosa, graças às lembranças da festa que aproveitou com o filho Pedro, de 3, em 2018. “Ele ficou muito feliz, achou a queima muito bonita e isso é um momento importante para a formação, para que crie um novo ciclo de desejos e para a construção da memória dele”, disse Fernando, que aproveitou a véspera para passear com o menino e o sogro e saborear um picolé na orla do lago. O pai de sua mulher, o pintor Jaime Nonato Amorim, de 65, mora tão perto que consegue assistir aos fogos todos os anos do quintal de casa. “É muito bonito e interessante. Neste tempo todo nunca tive problemas de segurança nem incômodos. Tudo é muito organizado e termina em uma noite feliz com a família”, disse.
 
 
TRADIÇÃO E SEGURANÇA
Em 1990 foi dado início, na Praça do Papa, ao réveillon oficial dos mineiros. A partir do segundo ano, o Réveillon da TV Alterosa foi transferido para Lagoa da Pampulha e desde então vem colorindo os céus da capital com uma das maiores e mais belas queimas de fogos embarcada em lagoa do Brasil.

A segurança do público, dos moradores da região da Pampulha e de todas as propriedades do entorno da lagoa é um fator prioritário na realização do evento. Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, a fiscalização da Prefeitura de BH, a Superintendência de Limpeza Urbana e a BHTrans trabalharão em conjunto antes, durante e depois da festa, garantindo a infraestrutura da festa e a tranquilidade da população.

Serão 300 banheiros químicos espalhados entre os pontos de visualização, posicionados estrategicamente, e a população ainda terá à disposição postos médicos e UTIs móveis para atendimento. Aos moradores do entorno da lagoa está sendo dirigida uma campanha informativa sobre as alterações de trânsito na região. Equipes foram designadas para visitar e informar sobre o evento, horários e locais onde haverá maior concentração de público e, principalmente, orientar a comunidade sobre mudanças no tráfego nas imediações.

Credenciais de veículo e mapas de acesso foram disponibilizados para facilitar e garantir o direito de ir e vir da comunidade e dos participantes da festa. A TV Alterosa se responsabiliza pelo isolamento dos monumentos que constituem patrimônio histórico (Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile e igrejinha) e pela integridade de todo equipamento público.


O SHOW EM NÚMEROS

12

minutos de fogos

8

plataformas de disparo (4 balsas e 4 flutuantes)

150

efeitos entre cakes, candelas e morteiros de até oito polegadas

300

banheiros químicos, além de postos médicos e UTIs móveis


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)